Editorial : Prevenção é o melhor remédio

Nesta edição divulgamos que o município irá receber, entre os dias 17 e 29 de fevereiro, a Carreta da Mamografia, do Governo do Estado de São Paulo, que oferecerá os exames gratuitamente e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres. As taxas de mortalidade devido ao câncer de mama no Brasil ainda são bastante elevadas, principalmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados..

A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos das doenças são minimizados.

É importante ressaltar que a mamografia é um exame complementar, mas não deve ser substituído pelo ultrassom ou pelo autoexame, que também são fundamentais para a prevenção do câncer de mama.

De forma geral, a indicação é que seja feita a mamografia na prevenção do câncer de mama anualmente para mulheres a partir dos 39 anos ou aquelas que apresentam história da doença na família. Procure um profissional, consulte seu médico e veja o melhor momento para iniciar a prevenção.