Editorial : Prevenir é preciso

Nesta edição da Tribuna vemos que o Governo do Estado confirmou a unidade móvel de mamografia do Programa “Mulheres de Peito” em Pindamonhangaba, de 17 a 29 de fevereiro.
O programa oferece exames de mamografia sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais. Para tanto, uma das recomendações é que, mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.
Atualmente, a mamografia é indicada a partir dos 50 anos, como exame de rotina. Mas, pode ser pedida pelo seu médico sempre que houver necessidade de investigar alguma alteração nos seios.
Em Pinda, a “carreta da mamografia” atenderá de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.