Editorial : “Previna-se, Supere e Surpreenda”

O mês de outubro chegou e com ele, diversas ações da campanha “Outubro Rosa” – que tem por objetivo principal conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, incluindo também, o câncer de colo do útero.

Em Pindamonhangaba as ações começam neste sábado (5), com a “Caminhada Rosa”, que terá concentração na praça Monsenhor Marcondes. O evento acontece através de diversas parcerias, entre elas: a Secretaria Municipal de Saúde, o Fundo Social de Solidariedade e a UniFunivc.

Nesta atividade da praça haverá aferição de pressão e de glicemia capilar; orientações nutricionais; avaliação postural; orientações para sair do sedentarismo; massoterapeutas; orientações de saúde bucal. Além de cabeleireira para cortar cabelo das pessoas interessadas em fazer doações. Os fios capilares serão encaminhados à confecção de perucas ao GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas Com Câncer).

Outras atividades já programadas para o mês são: “Caminhada Rosa”, no centro comunitário do bairro Cidade Nova, no domingo (20); “2° Treinão Rosa”, no Parque da Cidade, no domingo (27); “Encerramento da Caminhada Rosa”, na ‘Vila dos Afetos’, na terça-feira (29), entre outras ações de prevenção dentro do lema: “Previna-se, Supere e Surpreenda” que tem por intuito gerar consciência e fortalecer a campanha “Outubro Rosa”. Participe!