‘Primavera dos Museus’ traz reflexões e aprendizado

Muito debate e aprendizado na 16ª edição do projeto “Primavera dos Museus”.

Com o tema “Independências e Museus, outros 200, outras histórias” – o evento teve início na última segunda-feira, dia 19, Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina’ de Pindamonhangaba e segue até o dia 23 de setembro, com debates e muitos assuntos sobre a temática Independência.

Os temas já abordados nos encontros foram: “Memória, saberes e inclusão social nos museus”; e “Oralidade e cotidiano: abordagens históricas em museus” – bate-papo online; e mesa redonda: “A Independência da Imprensa”, que ocorreu na terça-feira (20); e “Negros e as independências”, mesa redonda que ocorreu na quarta-feira (21) – bate-papo presencial.

Os encontros seguem nesta quinta-feira (22), às 19 horas, com a mesa redonda – “Vale do Paraíba /Pindamonhangaba e a Independência” – que traça um panorama sobre o Vale do Paraíba cenário da passagem de Dom Pedro I e Pindamonhangaba cidade de alguns Guardas de Honra será o foco dessa conversa. Já na sexta-feira, dia 23, também às 19 horas, o tema será: “Mulheres e a Independência” – que debaterá o feminino; as mulheres do século XIX e a contemporaneidade.

Coordenado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), projeto “Primavera dos Museus” ocorre em todo o País, anualmente, no mês de setembro.

  • ‘A INDEPENDÊNCIA NA IMPRENSA’. Jornalistas e público debateram ‘A Independência da Imprensa’ na mesa redonda da terça-feira, dia 20 de setembro