Primeira Igreja Batista comemora 77 anos

Durante o mês de maio, a Pieb – Primeira Igreja Evangélica Batista de Pindamonhangaba – completa 77 anos e para celebrar a data foi elaborada uma programação que conta com eventos abertos à população.
Organizada no dia 26 de maio de 1939, e filiada à CBB – Convenção Batista Brasileira – a Pieb, atual denominação da Igreja Batista em Pindamonhangaba, é um trabalho pioneiro no município e na região, pregando o Evangelho de Jesus Cristo, com base na Bíblia Sagrada. A igreja é a segunda do segmento evangélico mais antiga do município e a primeira Batista no Vale do Paraíba.
As celebrações abertas ao público acontecem no domingo (22), na sede da instituição (localizada na trav. Marquês do Herval, 96, centro), com o tema “Coluna e Fundamento da Verdade”.
A partir das 9 horas, será realizado Culto ao Senhor Deus e EBD – Escola Bíblica Dominical. Às 19h30 ocorrerá a Grande Celebração do 77º Aniversário de Organização da Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba com programação especial e apresentações do Coral “Harmonizando a Fé” e do Ministério de Louvor da Pieb Pinda. O preletor será o pastor Ésio Moreira da Silva – titular da Pieb Pinda.
Coluna e fundamento da verdade
Em 1937, Francisco Ferreira da Rocha (em memória), foi o instrumento de Deus para o início deste Trabalho Batista. Sendo ele membro da Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo. Na época alugou uma casa na rua Dr. Frederico Machado, nº 6, em Pindamonhangaba, cuja sala deste imóvel era cedida para o funcionamento da Congregação Batista.
A Congregação Batista foi organizada no dia 4 de abril de 1937, sendo administrada até o ano de 1939 pela Igreja Batista da Liberdade (São Paulo), que enviava pregadores e seu pastor titular Erodice Fontes de Queiroz (em memória), o qual vinha uma vez por mês a nossa cidade.
Em 28 de novembro de 1937, a então Congregação Batista em Pindamonhangaba se mudou para a travessa Marquês do Herval, em propriedade doada pelo coronel Antonio Ernesto da Silva (em memória), que foi o seu primeiro pastor. Em 26 de maio de 1939, foi organizada a Igreja Batista, tendo seus primeiros batismos por imersão sendo realizados ainda no ano de 1938, no ribeirão da Água Preta.
Maria Leontina Juliano Cundari foi a membro-fundadora mais antiga da história desta igreja, sendo um exemplo de perseverança e de fé que viveu entre nós até o dia 30 de dezembro de 2015.
No ano de 1946, a igreja Batista construiu e inaugurou seu primeiro templo, o qual foi projetado conforme as linhas arquitetônicas características de uma Igreja Batista da década de 1940. Com o decorrer dos anos, ocorreram ampliações no templo e no terreno desta Igreja Batista, incluindo também a compra de propriedades vizinhas. O templo antigo da igreja foi demolido na década de 1990, cedendo espaço para o novo prédio, localizado até hoje no mesmo endereço.
Vários pastores passaram pelo local, dentre eles destacam-se Silas Rivelle (em memória), que trabalhou como pastor titular e presidente da Igreja Batista em Pindamonhangaba de 1974 a 1980, reerguendo toda a igreja e prestando grandes ações na obra de Deus, que implicaram em um forte crescimento do trabalho Batista em Pindamonhangaba, além de Abner Cerqueira, que permaneceu à frente do pastoreio por 33 longos anos.
A Batista de Pindamonhangaba já organizou outras igrejas batistas no município e na região, como: Igreja Batista Ebenézer (Jardim Resende); Primeira Igreja Batista em Moreira César; Igreja Evangélica Batista no Crispim; Igreja Batista em Cidade Jardim, além da Primeira Igreja Batista em Guaratinguetá. Em diferentes épocas, a Igreja Batista em Pindamonhangaba sediou a organização de 3 (três) associações batistas filiadas a CBB – Convenção Batista Brasileira – no Estado de São Paulo. No município de Pindamonhangaba, existem atualmente oito igrejas batistas organizadas e registradas na CBB – Convenção Batista Brasileira.
Desde janeiro de 2015, tem como pastor titular Ésio Moreira da Silva que tem como expressão para sua vida e ministério o lema “Uma Igreja Viva, para um Deus Vivo”, trabalhando em prol da valorização da família e do resgate dos valores morais e éticos.
Hoje, esta igreja batista trabalha com diversos ministérios e ações como: celebrações, EBD – Escola Bíblica Dominical, PGMs – Pequenos Grupos Multiplicadores, Atendimento Pastoral, coral “Harmonizando a Fé”, Evangelismo Urbano, Espaço Jovem, Ministério de Louvor, Beneficência, Vigílias de Oração, Culto Infantil, Café com Comerciários, etc.

  • Pastor Ésio Moreira da Silva, titular da Pieb Pinda, e fiéis da Primeira Igreja Batista
  • As celebrações abertas ao público acontecem no domingo (22), na sede da instituição
  • Culto comemorativo aos 76 anos da igreja, em maio do ano passado