Primeiro serviço móvel de som, Studio Gonzaga Som completa 40 anos

Considerado o pioneiro em Pindamonhangaba e na região no ramo de serviço móvel de sonorização, o Studio Gonzaga Som completou em agosto, 40 anos de atividades comerciais. Tudo começou quando o mineiro Genésio Gonzaga de Souza chegou à cidade na década de 70, e iniciou suas atividades atuando na Rádio Difusora.

Surgimento do Studio Gonzaga Som

Após atuar na Difusora por mais de três anos, Gonzaga foi trabalhar com Nelson Tape, que acabara de adquirir o serviço de alto falante na praça Emílio Ribas (Praça São Benedito). “Essa experiência durou poucos meses e conversando com um grande amigo, o radialista, Percy Lacerda, ele sugeriu que elaborasse um pedido na Prefeitura para a instalação do serviço de alto falantes na Praça da Liberdade. Assim foi feito e prontamente fui atendido”, afirmou Gonzaga.
Com o apoio de muitos colegas, assim nascia o Studio Gonzaga Som, hoje retratado carinhosamente como ‘A Rádio da Praça’. Seu primeiro estúdio de sonorização localizava-se no imóvel no senhor Atílio Amadei, depois mudou-se para outro, na praça da Liberdade, de propriedade do senhor Paulo Noguti, e depois recebeu a concessão do município para montar um trailer na Praça da Liberdade, onde permaneceu por muitos anos, até mudar para o escritório localizado ao lado do mercado na Rua Capitão José Martiniano Ferraz, onde encontra-se até hoje.

Pinda dos anos 70 e 80

Segundo Gonzaga, a cidade sempre foi muito aconchegante e um local fácil de fazer amizades. “Eu fechava a rádio e ia a pé para casa. Morava na rua do Cardoso e jantava todos os dias na famosa Baiúca, onde o Bioró preparava o delicioso arroz com feijão e ovo frito. Ali fiz muitas amizades como o Zezu da loja Temper e também o Dito do Cinema, batíamos grandes papos. Na época só tinha a Rádio Difusora e o alto falante da Praça Monsenhor Marcondes”, relembra Gonzaga.
O comunicador lembra também do Bar do Pió, localizado na rua Campos Sales, ponto de encontro dos comerciantes da região do mercado e de amigos que se reuniam e presenciavam as brincadeiras do seu proprietário.
Gonzaga tem muitas histórias para contar. “O Zezinho do Supermercado era meu cliente, mas sempre muito crítico e toda hora me pedia para abaixar o som. Um dia fui até ele e disse: – Zé, muito obrigado pela sua educação em agradecer por eu ter baixado o som. Só vou dizer uma coisa, eu nunca abaixava o som quando você pedia. Foi só gargalhada, o Zé era um super amigo e sempre me cumprimentava assim: abaixa o som. Quem quiser confirmar é só perguntar ao Irineu, que durante muitos anos trabalhou com ele” [risos].

O surgimento do carro de som

A cidade e a região não contavam com serviços móveis de alto falante. Logo após começar os serviços de som na Praça da Liberdade, surgiu a ideia de montar um carro de som para propaganda volante. “Com apoio do então supermercado “Monteiro União”, a ideia foi concretizada, pois o Tuca tinha uma corneta Delta e um amplificador e me questionou se eu queria fazer publicidade para o mercado deles. Foi quando trocamos o serviço pelo equipamento, que foi montado num Corcel Cruzeta”, conta Gonzaga.
Depois do corcel, Gonzaga equipou um fusca verde e o seu terceiro veículo foi uma VW Kombi, com todo equipamento interno para dar qualidade total e assim permaneceu por longos anos atuando com a Kombi, sempre inovando com serviços como inserção de publicidade na lateral e agora um com um palco de quase dois metros quadrados com escada para subir.
Para Gonzaga, o segredo do sucesso de quatro décadas de trabalho é atuar com responsabilidade, verdade e amor. “Faço o que aprendi com o dom que Deus me deu. Sou grato a Ele por tudo o que construí nesse período. Sempre tive e tenho um ótimo relacionamento com meus clientes e amigos”.
Dentre os serviços executados destacam-se as ações de utilidade pública como a divulgação de documentos encontrados, anúncios de emprego, anúncios para entidade, notícias da cidade (extraídas do Jornal Tribuna do Norte), entre outros.

Quem é o Gonzaga?

Genésio Gonzaga de Souza sempre optou em trabalhar com dedicação e romantismo à moda antiga. Nasceu em 28 de abril de 1955, na cidade de São João Nepomuceno-MG, sendo filho de Eliza Xisto de Souza e Heitor Gonzaga de Souza. Suas grandes paixões são: família acima de tudo, aí depois em outro patamar o seu time de coração: Flamengo; e o cantor Roberto Carlos. Gosta de jogar bola e assistir a um bom filme.

  • Studio Gonzaga Som na Praça da Libertade - Crédito da imagem: Arquivo pessoal
  • Comunicador e empresário Genésio Gonzaga - Crédito da imagem: Arquivo pessoal
  • Crédito da imagem: Arquivo pessoal
  • O “Fusca Verde” sucedeu ao “Corcel Cruzeta”, o primeiro carro de som - Crédito da imagem: Arquivo pessoal
  • O empresário foi pioneiro no ramo, em Pindamonhangaba - Crédito da imagem: Arquivo pessoal
  • A Kombi que substituiu o famoso “Fusca Verde” - Crédito da imagem: Arquivo pessoal