Problemas na Vila Olímpica deixam membros do COI muito irritados

O Comitê Olímpico Internacional (COI) demonstrou preocupação com as reclamações da delegação da Austrália sobre as condições dos apartamentos da Vila Olímpica, como é chamado o conjunto de alojamentos. Sob a condição de anonimato, delegados do COI avaliam que os problemas desse domingo revelam “o primeiro fracasso” da organização brasileira dos Jogos do Rio.
Oficialmente, o COI afirma que operários têm trabalhado dia e noite para resolver os problemas pendentes e admite que “infelizmente o Comitê Rio-2016 espera que isso vá tomar alguns dias ainda”. No COI, a Vila Olímpica é considerada como um dos principais pilares para o sucesso do evento.
Mas, nos bastidores, a recusa dos atletas australianos em entrar na Vila Olímpica piorou as relações e aprofundou a crise entre as delegações, o COI e os organizadores brasileiros.
Os dirigentes do COI não foram os únicos a se queixar de forma reservada aos delegados em Lausanne. As federações nacionais haviam recebido garantias da organização na Suíça de que, apesar da crise econômica no Brasil, os atletas seriam tratados como prioridade e que nada faltaria a eles.
Por meses, o orçamento para os Jogos foi alvo de debates. Com a falta de uma receita maior, os organizadores foram obrigados a fazer cortes. O alemão Thomas Bach, presidente do COI, pediu diversas vezes às delegações participantes solidariedade com o Rio e que exigências fossem reduzidas. A promessa, sempre, era de que os atletas seriam preservados de qualquer corte de qualidade.
Com a constatação dos problemas na Vila Olímpica, a reportagem apurou que delegações querem que o COI encontre uma alternativa e que pague por qualquer gasto extra. O COI, por sua vez, tem colocado pressão sobre o Comitê Organizador.
O COI optou por mostrar que está trabalhando por uma solução. “Ficou claro que, à medida que os quartos começaram a ser usados, que alguns deles exigiriam mais trabalho. Operários vão trabalhar 24 horas por dia até que os problemas sejam resolvidos”, informou a entidade. Membros do COI revelaram que existem dezenas de delegações se queixando.
Respondendo aos australianos, o COI informou que o uso de outros locais para acomodar a equipe é “temporário” e que os quartos ficarão prontos nos “próximos dias”. Centenas de outros residentes foram alojados na Vila Olímpica nesse domingo, informou a entidade.