Editorial : Processos 100% digitais: economia e agilidade

Economia de R$10 milhões por ano com gastos de papéis; combustível dos veículos utilizados para o transporte dos documentos e tonners de impressoras são alguns dos ganhos oriundos da implantação do processo digital.

Implantada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, a iniciativa prevê a digitalização de todos os serviços da gestão pública como, solicitações, protocolos, processos, ofícios e memorandos – que deixarão de existir em formato impresso e passarão a ser digitais.

De acordo com a prefeitura, uma das maiores vantagens é relacionada à agilidade para a tramitação dos documentos, além da transparência – já que todo o processo poderá ser acompanhado pelo requerente pelo computador ou por um aparelho celular, sendo notificado na abertura, na evolução e no encerramento em tempo real.

Inovador em gestões públicas, o projeto está em fase de testes e ao que tudo indica, a adesão dos servidores públicos e da população será rápida. Internamente, a agilidade é visível e comemorada pelos gestores, já que as atividades que envolverem dois ou mais setores, por exemplo, podem ser vistas, em tempo real, por todos os envolvidos – eliminando burocracias e agilizando a comunicação documental.

“A prefeitura funcionará 24 horas, já que por meio desta plataforma o munícipe poderá protocolar qualquer requerimento a qualquer hora e em qualquer dia”.