Procon de Pinda dá dicas para a Black Friday

O Procon de Pindamonhangaba divulga algumas orientações e dicas valiosas para que os consumidores possam aproveitar as vantagens da Black Friday (dia em que diversos produtos são vendidos com desconto), com toda a segurança.
A unidade municipal está localizada na avenida Albuquerque Lins, 138, sala no fundo do prédio do PAT, ao lado da farmácia municipal. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas. Telefone: 3643-4099 e e-mail: procon@pindamonhangaba.sp.gov.br.
Em Moreira César, a unidade do Procon fica localizada na Subprefeitura, das 8 às 17 horas, telefone: 3641-1116.
O diretor do Procon, Fabio Ferreira, explica que o Procon Municipal trata-se de um convênio entre a Prefeitura e a Fundação Procon São Paulo, em que todos os funcionários são servidores públicos municipais. Ele agradece a gestão do Isael Domingues, que vem dando todo o suporte necessário para que o desenvolvimento de um bom trabalho no município.

 

Dicas para aproveitar a Black Friday sem sustos:

– Uma dica super importante: recomenda-se que o consumidor faça uma lista de produtos ou serviços que precisa ou deseja e estipule um limite a ser gasto, que esteja dentro do seu orçamento, evitando assim gastar mais que o previsto e venha ter problemas com cartões e cheques especiais, lembrando que no início do ano já existem as contas fixas (IPTU, IPVA, matrícula escolar).
– Desconfie sempre de preços muito baixos, faça uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços. Confira CNPJ, canais de atendimento e SAC (Serviço Atendimento ao Cliente).
– Dê preferência às lojas conhecidas e com boas referências, evite links recebidos por email, nesse período criam-se muitos sites fraudulentos.
– Verifique se o site é seguro. No endereço eletrônico, tem que constar um ícone de um cadeado verde no início do endereço, se não houver este selo, melhor não fazer a aquisição do produto ou serviço.
– Outra dica muito importante: as lojas nunca solicitam a senha dos cartões, seja de crédito ou débito, por isso nunca forneça essa informação.
– Solicitar nota fiscal, recibo, qualquer documento que comprove a compra, print da tela da compra, protocolos, tudo isso serve de comprovante caso venha a ter algum problema com o pedido.
– Formas de pagamento: dê preferência aos cartões de crédito, desconfie de lojas que só aceitem transferências bancárias ou boletos, esses são os principais meios para realização de fraudes.
– De acordo com o código de defesa do consumidor, artigo 49, as compras realizadas fora do estabelecimento (telefone, site, domicílio), o consumidor tem sete dias para se arrepender e cancelar a compra , devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou entrega do produto.