Proerd forma 1.200 alunos na sexta

A formatura das turmas do Araretama, Centro e Ribeirão Grande que realizaram o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – acontece na sexta-feira (2), às 10 horas, no ginásio da Associação Atlética Ferroviária.
Na ocasião serão premiados os alunos destaques nas redações, haverá o juramento do Proerd e a certificação dos participantes. No total, este ano, o programa atendeu 1.200 crianças, do 5º ano do Ensino Fundamental de 26 escolas, entre particulares e municipais.
A formatura dessa turma, que completou o curso trimestral, marcará 40.500 alunos que passaram pelo Proerd em Pinda, desde que ele foi implantado, em 1999, atualmente sob a supervisão dos cabos PM Gonzaga e Celso.

Sobre o programa

O Proerd é promovido pela PM – Polícia Militar – nas escolas públicas e particulares, com alunos de 10 a 11 anos do 5º ano do Ensino Fundamental I, para o esclarecimento e atuação frente aos perigos oferecidos pelas drogas lícitas e ilícitas.
De acordo com o cabo Gonzaga, o importante é ensinar, orientar e conscientizar os estudantes. “Fazemos uma contribuição para prevenção ao uso de drogas. O Proerd tem essa proposta de apoiar as famílias, através da educação e da orientação às crianças e jovens, para terem uma vida social saudável e longe do perigo das drogas”.
Em entrevista concedida à Tribuna do Norte na última formatura, o cabo Celso diz que, “fazer parte do Proerd é uma missão de vida. Assim como tenho minha missão como policial, como pai de família, também tenho esta missão com as crianças no programa. Isso é essencial porque estes alunos estão passando por uma fase de transição muito importante na vida deles. Eles têm que estar preparados e alunos alertas para o perigo das drogas, porque agora vão para o Ensino Médio e encontrarão pessoas mais velhas e estarão mais propensos às pressões desta fase da vida”.
Durante a cerimônia, alunos de várias escolas devem homenagear os cabos da PM Celso e Gonzaga – responsáveis por coordenar o Proerd em Pindamonhangaba.

Imagens: Júlia Villar
  • Programa atendeu 1.200 crianças, do 5º ano do Ensino Fundamental, redes particular e municipal