Proerd forma estudantes em Moreira César

COLABOROU COM O TEXTO: Joyce Dias
***
Na manhã de sexta-feira (9), cerca de 500 estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental (I) de escolas solicitadas de Moreira César, estarão se formando no Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência), que tem o intuito de encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas para evitarem o uso de drogas e à prática de violência.
O programa é desenvolvido pela Policia Militar e é aplicado em escolas solicitadas, sejam elas públicas ou particulares, para as turmas do 5° ano do Ensino Fundamental (I). Em Moreira César, que é a primeira turma de 2017, nove escolas estão recebendo o programa que durante dez semanas os instrutores, cabos PMs Gonzaga e Maristela, aplicaram em curso para os estudantes.
O curso constou de uma aula por semana, com duração de 50 minutos cada. Sendo que, em cada aula, é aplicada uma lição. No total, os alunos recebem dez lições que estimulam o autoconhecimento, autogerenciamento, tomada de decisão segura, habilidades de comunicação, relacionamentos interpessoais e capacidade de lidar com desafios e responsabilidades.
No final acontece a formatura em que os estudantes declaram publicamente a decisão de dizer não às drogas. A formatura será nesta sexta-feira (9), ás 10 horas, no Centro Esportivo José Ely de Miranda “Zito”, em Moreira César. Estarão presentes os alunos que participaram do programa e seus respectivos responsáveis, autoridades locais e a banda da Policia Militar de São José dos Campos.
Os estudantes participaram também, como prova final, de um concurso de redação do qual os melhores textos serão premiados durante a formatura. Os alunos que se destacaram foram: 1º lugar – Victória Miranda de Oliveira (Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira da Silva); 2º lugar – Beatriz Monteiro de Moura Camargo (Centro Educacional Sesi); 3º lugar – Jeniffer Kelly Santos (Escola Municipal Professora Rachel de Aguiar Loberto).
“Estamos contando com a presença de todos os pais e responsáveis, para que eles valorizem seus filhos neste momento tão importante para o desenvolvimento de uma criança consciente e livre das drogas”, declara o instrutor do Proerd, cabo PM Gonzaga, ao explicar suas expectativas para a formatura, que celebrará também dezoito anos da realização do programa em Pindamonhangaba.

Imagens: Divulgação