Professora de Pindamonhangaba vence concurso de gastronomia

Receita de risoto com ingredientes regionais deu vitória à educadora da Etec, que poderá fazer curso de três meses na Itália

A professora da Etec (Escola Técnica Estadual) João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, Ana Rosa Siqueira, venceu a final do concurso “CPS & Icif: O risoto que te leva para a Itália”, competição promovida pela ARInter (Assessoria de Relações Internacionais) do CPS (Centro Paula Souza).
A grande final aconteceu na manhã de segunda-feira (21) e Ana Rosa Siqueira venceu a competição com a receita “Risoto caboclo da Mantiqueira”. Como prêmio, ela vai estudar por até três meses na sede do Icif (Italian Culinary Institute for Foreigners), na região italiana de Piemonte, em 2020.
“A minha ideia foi apresentar um prato criativo, com ingredientes do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira e que ainda são exóticos para o paladar da maioria dos brasileiros”, explica a vencedora. A receita inclui, por exemplo, taioba – verdura de folha semelhante à couve – e farofa feita com içá, uma formiga da família das saúvas, também conhecida como tanajura em algumas regiões (confira a receita abaixo).
O prêmio cobre também passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante o período de aulas. Ana poderá optar por realizar um estágio em restaurante na Itália. “Espero que seja um momento de guinada, uma experiência que transforme minha vida”, comemora.
Para o diretor da Etec Pinda, Mária Augusto de Souza, o prêmio é reflexo do bom trabalho desenvolvido na escola. “Ficamos felizes pois essa vitória evidencia que na nossa escola temos profissionais com muita capacidade técnica. São jovens iniciando na docência com muita paixão e que envolvem e despertam nos alunos sonhos e projetos que fazem a diferença na formação de cada um. É um exemplo para todos, como profissional e como pessoa que vai em busca de seus sonhos”, destaca.
A etapa final do concurso ocorreu na Etec Santa Ifigênia, localizada na região central da Capital. Ana e os outros cinco finalistas prepararam suas respectivas receitas, que foram avaliadas por dez jurados, analisando critérios de originalidade, simplicidade na execução e clareza na receita.

Risoto caboclo da Mantiqueira

Ingredientes para duas porções:
100 gramas de arroz arbóreo;
40 mililitros de cachaça;
5 gramas de alho;
50 gramas de cebola;
75 gramas de abóbora cabotiá;
20 gramas de taioba;
450 mililitros de caldo de legumes;
5 gramas de açafrão da terra;
10 gramas de içá;
10 gramas de amendoim;
10 gramas de bacon;
50 gramas de manteiga;
100 gramas de queijo tipo parmesão;
uma pimenta cheiro;
uma flor de capuchinha;
raspas de laranja;
sal a gosto.

Modo de preparo
Caramelize levemente a abóbora em manteiga, acrescente água e coloque para cozinhar até ficar bem macia. Fatie a taioba de forma semelhante à couve e refogue rapidamente com alho na manteiga. Refogue também a cebola na manteiga até que fique transparente. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Coloque a cachaça para iniciar o cozimento do arroz e soltar o amido para dar cremosidade. Acrescente aos poucos o caldo de legumes, sempre mexendo a mistura. Depois de agregar a taioba refogada, a abóbora cozida e espremida, finalize com o parmesão e a manteiga, deixando bem cremoso. Para a farofa, refogue bacon, pimenta, amendoim e a içá para que fiquem crocantes e coloque por cima do risoto. Finalize com raspas de laranja e a flor de capuchinha para decorar.

  • Receita inclui ingredientes típicos da região paulista do Vale do Paraíba
  • A partir da esquerda, a responsável pelo escritório do Icif no Brasil, Paola Tedeschi; a professora do curso técnico de Cozinha da Etec João Gomes de Araújo, Ana Rosa Siqueira; e a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis Farrero, durante a cerimônia de premiação