Professores de Pinda participam da “Semana de Formação Paulo Freire”

O educador mais lido em todo o mundo, Paulo Freire, nasceu no dia 19 de setembro de 1921 e, em todos os anos, os educadores comemoram essa data, principalmente como forma de reflexão e discussão das ideias e ideais do Patrono da Educação Brasileira, ainda vivas e atuais.
Por conta desta comemoração, Pindamonhangaba participou, neste ano, pela primeira vez, do circuito formativo “Paulo Freire Vive!”, que integra o circuito nacional de formação sobre o educador. A inserção neste evento – uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e a Universidade de São Paulo – possibilitou aos educadores da Rede Municipal de Ensino a participação em dois momentos, de grande importância para sua formação.
O primeiro foi a palestra com a professora doutora Lisete Arelaro (que trabalhou durante muitos anos com Paulo Freire), realizada em Pinda, no dia 18 de setembro, no auditório da Funvic e que teve como tema “Por que Paulo Freire é patrono da Educação brasileira?”.
Já no dia 20 de setembro, 60 funcionários sorteados da Secretaria de Educação e Cultura, entre professores, servidores da sede, assistentes de serviços gerais e técnicas em nutrição, participaram da aula magna “Conversas incríveis sobre Paulo Freire”, ministrada pelos professores Mário Sérgio Cortella e Nita Freire (viúva de Paulo Freire), na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
“A entrada da cidade no circuito nacional de Formação Paulo Freire tem um significado muito especial, que revela justamente a dedicação dessa gestão de que nossa educação esteja em permanente diálogo com formadores de renome, sensíveis, críticos e capazes de contribuir com o aprofundamento das práticas! Esses momentos junto aos grandes pesquisadores da educação, como Nita, Freire e Cortella, foram únicos para a história da educação e para a história de nossa cidade. Por isso também, não somente o apoio, mas a presença do nosso prefeito nesses momentos foi muito marcante!”, ressalta o secretário de Educação, professor Júlio Valle.

 

“Paulo Freire está vivo! Na noite do dia 20 pudemos nos aproximar não só do grande pensador mas também do homem, pernambucano, amante dos esportes e de paladar seletivo por meio das palavras de sua viúva Nita Freire. Em sua fala, Mário Cortella nos convidou a comemorar, não no sentido de festejar, mas no sentido de lembrar junto tantas ações do sempre contemporâneo Paulo Freire, ‘todo ser humano tem uma voz e essa voz precisa ser ouvida’. Aproximar os professores de uma instituição de alta qualidade como a Feusp é dar valor à formação docente e estimular o gosto pelo conhecimento. Ao voltar para a sala de aula a reflexão aumenta e o pensamento que fica é a necessidade de inserir dia após dia ações de democracia e leitura de mundo que transpassem por cada eixo do conhecimento”.

Bruna Oliveira –
EM Ayrton Senna

 

“Tive a honra e a oportunidade de estar com pessoas que sentem amor pela educação, o professor, educador, filósofo e palestrante Mario Sérgio Cortella, e a professora Ana Maria Freire. Ouvi-los, saber que podemos fazer a diferença em pequenos detalhes é gratificante. Obrigada à Secretaria de Educação e aos organizadores do evento pelo carinho e cuidado que nos receberam na Universidade de São Paulo (USP). Uma noite para ficar marcada na memória, pelo riquíssimo aprendizado”.

Ana Lúcia Lima Mota –
EM Abdias Júnior Santiago e Silva

 

“Gostaria de agradecer a oportunidade de participar da semana de comemoração a Paulo Freire na Feusp em São Paulo. Fiquei muito feliz ao ter sido sorteada no Setor de Alimentação Escolar, entre as técnicas e nutricionistas interessadas, para representar e participar desta palestra com o filósofo Mário Sérgio Cortella e a viúva de Paulo Freire, Nitta Freire, na USP.
Que possamos ser mais amorosos e ouvintes daqueles com quem convivemos, não deixando de esquecer quem somos e de onde viemos. Devemos ter ações que deixem marcas, para que essas marcas possam nos render à eternidade entre os que hoje nos cercam; mas que essas ‘marcas’ não sejam externas, que permanecer apenas nos corações e lembranças.”

Carolina D’Agostino –
Técnica em Nutrição (Alimentação Escolar)

  • Educadores assistiram a uma palestra ministrada por Nita Freire e Mário Sérgio Cortella
  • Na Funvic, os professores assistiram à palestra sobre a trajetória do Patrono da Educação
  • Para o secretário de Educação, Júlio Valle, ação revela a dedicação da gestão para uma educação de qualidade