Professores de Pindamonhangaba participam de formação do Instituto Esporte e Educação

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Os professores das Secretarias de Educação e Esportes e da Apae (Associação de Pais e Alunos Excepcionais) participaram na última quarta-feira (6) de uma formação realizada pelo Instituto Esporte e Educação, na Casa Transitória Fabiano de Cristo.
A formação foi conduzida pelo pós-doutor e professor aposentado da Unicamp (Universidade de Campinas), João Batista Freire, o tema tratado foi a importância da atividade física e o uso de meios lúdicos para fazer com que as crianças criem simpatia pela educação física.
João explica que durante a formação foi traçado um caminho tratando a infância desde a gestação até o nascimento. Posteriormente, falou também sobre práticas infantis que estimulam a criatividade das crianças com o “brincar de faz de conta”.
A formação contou também com uma atividade prática com os professores que desenharam os corpos uns dos outros com recursos de brincadeiras infantis como cordas e bolas.
“O corpo humano tem uma estrutura para se movimentar, nós não temos braços e pernas para ficarmos parados. ‘O ficar parado’ produz, inevitavelmente, de doenças decorrentes dessa inatividade. Se tivermos, no Brasil, uma geração inteira de crianças que não se movimentam é bem provável que tenham média de vida menor do que seus pais”, comentou João Batista.
De acordo com os organizadores, a intenção foi reunir os professores da Educação e de Esportes para que pudessem trocar informações e possibilitar que mais crianças estejam incluídas em atividades físicas.

  • Foram abordados temas como “A importância da atividade física e o uso das atividades lúdicas”