Professores municipais participam de curso de Educação Patrimonial

Os professores da Rede Municipal de Ensino estão participando, no segundo semestre, do curso de Educação Patrimonial. A iniciativa é do Departamento de Patrimônio Histórico, com apoio do Departamento Pedagógico, ambos da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura.
Em cada encontro, os professores podem entrar em contato com algum aspecto histórico de Pindamonhangaba, por meio de palestras, debates, vivências e atividades práticas. Com essa iniciativa, a intenção é que os professores sejam multiplicadores do conhecimento junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo final é colaborar para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação da história do município, por meio de seu patrimônio e memória.
Dentre os temas das aulas, já foram discutidos: Pindamonhangaba durante o segundo império, filhos ilustres, patrimônio ambiental, patrimônio cultural e cultura popular, a mão do negro na construção dos patrimônios históricos de Pindamonhangaba, a sociedade civil na preservação do patrimônio histórico e a participação de Pindamonhangaba na independência do Brasil, entre outros, com a presença de autores da Academia Pindamonhangabense de Letras.
O curso teve início no dia 4 de agosto e tem previsão de término em 3 de novembro, e conta ainda com o apoio dos conselhos municipais de Cultura; de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico; e de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba.

Imagens: Divulgação
  • O objetivo do curso é colaborar para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação da história do município