Professores municipais participam de formação para segurança no trânsito

Visando a preparação de motoristas mais conscientes e um trânsito mais seguro, 60 professores dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba participaram, no dia 30 de março, da formação do programa Caminhos para a Cidadania. Esta é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura e o Instituto CCR.
As formações visam uma reflexão sobre as temáticas da educação no trânsito e proporcionam um aperfeiçoamento da prática. Neste encontro, os professores vivenciaram práticas abordadas no material didático desenvolvido pelo instituto e foram sensibilizados quanto aos riscos de uma direção irresponsável.
Além da formação dos educadores, o Instituto CCR oferece livros que poderão ser aplicados em sala de aula, com os 1.794 alunos dos 4º anos. Essa é uma oportunidade que esses educadores têm para colaborar na formação dessas crianças, para que sejam, no futuro, melhores motoristas e, consequentemente, um trânsito mais seguro.
Caminhos para a Cidadania
Considerado o maior programa privado de Educação de Trânsito do país, o “Caminhos para a Cidadania” leva noções e vivência sobre Educação de Trânsito e Meio Ambiente aos educadores da rede municipal das 36 cidades às margens da via Dutra. Por meio dos encontros temáticos promovidos pela CCR NovaDutra, o programa capacita professores com atividades que possam ser aplicadas em salas de aula.
Além dos conceitos de Educação de Trânsito e Meio Ambiente, ações de cidadania também são protagonistas do programa, desenvolvidas e aplicadas por profissionais especializados contratados pela Concessionária. Com a capacitação oferecida pela CCR NovaDutra, os professores são formados para tornarem-se multiplicadores e formadores de cidadãos mais conscientes para o futuro.
O principal objetivo do programa é que os conceitos sejam incluídos no conteúdo programático das matérias em toda a grade curricular das escolas municipais, com Educação de Trânsito para a 4º série, e Educação Ambiental para o 5º ano.
Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania no eixo da via Dutra. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) – a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.

Imagens: Divulgação
  • Professores são formados para serem multiplicadores, preparando cidadãos mais conscientes