Professores municipais recebem treinamento para iniciativas educacionais

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
**
Nesta quinta-feira (9), 60 professores da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba receberão instruções para aproveitamento dos projetos “Baú das Artes” e “Nau dos Mestres”. Ambos os empreendimentos se destinam a área da Educação, fornecendo conteúdo complementar aos estudos tradicionais. As sessões de treinamento acontecerão das 18 às 21 horas, na Escola Municipal Odete Corrêa Madureira, no bairro Morumbi.
Com produção da Evoluir – Educação Transformadora e apoio da Novelis, as atividades visitarão escolas municipais, incluindo unidades da zona rural da cidade. O “Baú das Artes” é uma caixa recheada de livros infantis, jogos educativos, brinquedos, fantasias e até instrumentos musicais. Seu conteúdo tem foco em temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como meio ambiente, sexualidade, ética, saúde e pluralidade cultural. Já o “Nau dos Mestres” consiste em um laboratório composto por quatro caixas, que propõe o ensinamento de ciências de forma diferenciada e criativa.
O variado acervo do baú permite ao educando mobilizar ludicamente seus afetos, sua sensibilidade e seu corpo, bem como seu raciocínio, no sentido da construção de saberes variados. Em Pinda, as unidades municipais beneficiadas serão: Padre Zezinho, José Gonçalves da Silva, Joaquim Perura da Silva, Arthur de Andrade, Prof. Isabel Nogueira do Carmo, Abdias Júnior Santiago e Silva, Prof. Mª Madureira Salgado, Prof. Odete Corrêa Madureira, Maria Aparecida Arantes Vasques e “Bem Viver”.
Durante a capacitação dos educadores, haverá o fornecimento de materiais da “Nau dos Mestres”, entregues em um móvel de design que simula a corujola (elemento lúdico presente no material didático), o qual abriga outros itens para 24 experiências com possibilidade de 10 refrações cada. As atividades práticas e temáticas permitirão aos alunos navegar pelos mundos da ciência, biologia, arte, química, física e matemática. Este projeto contemplará as escolas municipais: “Bem Viver”, Profa. Odete Corrêa Madureira, Profa. M. Madureira Salgado, Abdias Júnior Santiago e Silva, Dr. Francisco Assis César, Arthur de Andrade, Prof. Augusto César Ribeiro, Prof. Maria Helena R. Vilela e Prof. Rachel de Aguiar Loberto.

  • O conteúdo do baú educativo tem assuntos curriculares transversais
  • Móvel da “Nau dos Mestres” tem design que simula uma corujola