Professores participam de seminário de encerramento de ano de projeto do IEE

Com o apoio da Novelis, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, quinto e último módulo do ano será nesta quinta-feira (30).

O projeto “Formação Continuada de Professores da Rede Pública”, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta a Pindamonhangaba para a realização do quinto e último módulo de capacitação do ano. Com o patrocínio da Novelis, empresa do ramo de laminados e reciclagem de alumínio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal/Ministério do Esporte, o Seminário de Boas Práticas finalizará o quarto ano de projeto no município, nesta quinta-feira (30), na Casa Transitória Fabiano de Cristo, no bairro Crispim. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.
Das 8h30 às 16h30, são esperados cerca de 80 profissionais, sendo 40 professores e 40 gestores escolares da rede municipal. O ano será finalizado com a apresentação de “instalações”, ou seja, professores e gestores apresentarão de forma ativa os projetos e ações desenvolvidas no decorrer do ano. “O principal objetivo será realizar um seminário onde os professores consigam interagir e trocar experiências por meio das experimentações, assim como conhecer e refletir sobre conteúdo que foi desenvolvido e seu impacto nas ações cotidianas”, explica Fabio Mamel, subcoordenador do IEE.
“A apresentação no Seminário no formato de instalações vai ao encontro do tema Escola Ativa, que estudamos e desenvolvemos junto aos professores durante o ano. Para se falar e estudar o tema Escola Ativa, temos que pensar numa metodologia ativa, que amplie a participação dos envolvidos, proporcionando mais movimento corporal aos diferentes atores escolares, desenvolvendo habilidades e competências e criando a consciência da importância do movimento para uma vida mais saudável”, completa Alexandre Arena, coordenador do IEE.
Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, por meio do patrocínio do IEE, a empresa teve a oportunidade de participar ativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes de Pindamonhangaba. “Em quatro anos, pudemos ver como o esporte possui um papel fundamental na educação desses jovens, fortalecendo a disciplina e valores morais, além de promover a interação social. A capacitação dos professores foi essencial para o sucesso do projeto”, afirma a executiva.
O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.
Neste ano, o projeto atua em 20 cidades de sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar mil professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

  • O projeto foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser