Editorial : Profissões do futuro

Há anos nós ouvimos falar sobre as “profissões do futuro”. Que elas seriam transformadoras, que mudariam o mundo e a forma como vivemos… Algumas dessas profissões já chegaram!

Desde que a internet se popularizou muita coisa mudou em nosso planeta Terra. Isso porque a revolução tecnológica trouxe avanços sociais, econômicos, políticos e ambientais entre outros.

Robôs, nanotecnologia, tecnologia de sensores, rede 5G e inteligência artificial fazem parte dessa revolução tecnológica e, claro, das novas profissões. Isso, a maioria de nós já sabe. Agora, o que muitas pessoas não sabem é que as “profissões do futuro” não chegarão em um evento específico ou através de uma propaganda; ou ainda por meio de um convite para entrarmos na “fábrica de novas profissões”.

As profissões que farão parte do nosso futuro já estão sendo desenhadas diariamente em cada oportunidade. Seja no meio de uma pandemia, seja no auge de uma crise financeira, seja na escassez de recursos, sempre há alguém pensando em como melhorar uma condição através de um novo produto ou ferramenta.

Os motoristas de aplicativos; os aplicativos de entrega de comida ou empresas de hospedagem como AirBnb – não são produtos que surgiram do nada, eles vieram após alguns fatores comuns como: desenvolvimento tecnológico; mão de obra substituída; ondas de desemprego; adaptações ao novo perfil do empregado e do empregador, entre outros.

Nós estamos sempre divulgando notícias e matérias sobre cursos – muitos deles gratuitos e também online – sobre tecnologia da informação; desenvolvimento de softwares; segurança da informação; desenhos em 3D; coach; gestão agrícola; gestão financeira e também, profissionais ligados à saúde mental. Já que todas essas transformações sociais e econômicas acontecendo em uma velocidade brutal podem trazer transtornos ao psicológico das pessoas.

Então, não é o momento de esperar o que vai acontecer no mundo, mas sim, é hora de aproveitar as oportunidades, estudar, valorizar a ciência e acompanhar as tendências e as transformações tecnológicas porque só ficarão no mercado do futuro aqueles que não se estagnarem no presente!