Programa “City Tour” exibe pontos turísticos de Pindamonhangaba

COLABOROU COM O TEXTO: Joyce Dias
***
Você sabia que Pindamonhangaba foi a única cidade que recebeu os restos mortais de D. Pedro I antes de eles serem levados ao Museu do Ipiranga, em São Paulo? Que os membros da Guarda de Honra estão sepultados na Igreja de São José (praça Barão do Rio Branco)? Que o local atualmente ocupado pela Escola Dr. Alfredo Pujol foi um cemitério? E que Pinda teve o maior campo de prisioneiros do Brasil durante a 2ª Guerra Mundial?
Informações como essas comprovam que a cidade em que se fabricava anzol é também o município em que se produz brilho nos olhos ao se falar do turismo construído pelo seu contexto histórico cultural. E foi o que aconteceu com a Giselle Martins que começou a morar em Pinda em janeiro deste ano, e teve a oportunidade de conhecer a cidade por meio do ‘City Tour’ – projeto organizado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba. “Foi ótimo porque eu não conhecia nada e descobri muita coisa com esse passeio”, conta Giselle.
O ‘City Tour’ faz parte do projeto chamado “Conheça Pindamonhangaba” e tem o objetivo de sensibilizar munícipes, turistas e comerciantes para que eles sejam multiplicadores de novos conhecimentos turísticos. Aprendizados esses que são adquiridos por meio de passeios realizados gratuitamente pela cidade. “O projeto é um programa para sensibilizar os munícipes, empresários e turistas para poderem conhecer mais Pindamonhangaba”, explica a diretora do Departamento de Turismo da prefeitura, Ana Lúcia Gomes Araújo. “Cada vez que eles conhecem mais sobre a cidade, eles ficam encantados e com isso passam essa admiração para outras pessoas”, acrescenta.
Na tarde dessa terça-feira (22), um grupo de pessoas, entre elas donos de hotéis, moradores recém-chegados à cidade e munícipes, participaram deste ‘City Tour’. Durante quatro horas de passeio, o grupo passou por pontos atrativos pelo Centro da cidade com destino à Fazenda Nova Gokula. Com o auxílio do guia Fábio de Oliveira, foi possível descobrir o contexto histórico cultural de cada lugar. “A meta é que eles tenham um olhar diferente da cidade e descubram que Pinda tem muitas coisas legais para fazer”, argumenta Fábio.
Na Fazenda Nova Gokula, os visitantes puderam conhecer a cultura da comunidade, além de caminhar e tirar foto pelas paisagens do maior templo Hare Krishna da América Latina. A Krsna Karya é uma das integrantes da comunidade e explica que “o contato com novos visitantes faz com que a gente possa entender melhor o que somos. Então, poder passar por isso faz com que a gente se sinta feliz internamente”, comenta.
O projeto “Conheça Pindamonhangaba” por meio dos ‘City Tours’ idealiza trocas de conhecimentos que são responsáveis por fazer de Pindamonhangaba a verdadeira cidade que faz anzol. Só que em vez de se capturar peixes é possível resgatar da história da cidade lugares que passam de uma mera construção para encantadores elementos de um turismo histórico cultural. Turismo esse que fará dos pindamonhangabenses por paixão e orgulho.
Como participar
Os ‘City Tours’ são totalmente gratuitos e são realizados em períodos integrais e parciais. Para participar é preciso comparecer ao Departamento de Turismo, localizado na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, no bairro Alto Cardoso.