Projeto atende 160 famílias e produz 15 mil fraldas por mês

O Projeto Fralda, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social, está retomando as atividades em Pindamonhangaba, agora em nova unidade na região central com melhor espaço para atendimento e comodidade. Atualmente, a ação beneficia 160 famílias por mês e produz mensalmente cerca de 15 mil fraldas.
Com duas unidades, uma em Pinda e outra no Distrito de Moreira César, o projeto conta com o apoio de 50 voluntários de familiares de beneficiários do programa, que já beneficiou centenas de famílias carentes do município.
“O projeto tornou-se um centro de terapia social, proporcionando inclusão social, atividade comunitária e qualidade de vida para as pessoas voluntárias de todas as idades, principalmente idosos e cadeirantes, que têm grande alegria em colaborar com a confecção das fraldas”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.

Critérios
A família que tem entre seus familiares, uma pessoa idosa ou acamada deve procurar o CRAS mais próximo que abrange seu bairro, para o processo de triagem, levando seu RG e CPF do usuário, laudo médico com diagnóstico da doença, comprovante de renda e comprovante de endereço em Pinda.
Após a triagem e visita feita pelo CRAS, caso o interessado atenda os critérios de baixa renda, a pessoa receberá um encaminhamento para retirar as fraldas na unidade do projeto. A Prefeitura pede ainda a disponibilidade de um voluntário (familiar do beneficiário) para uma vez por semana ajudar na confecção das fraldas.

Locais
A unidade de Pinda atende na Rua Rodrigo Lobato, 118 (próximo Lar de Velhos São Vicente de Paulo) todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Em Moreira César, o projeto está atendendo provisoriamente na antiga escola Padre Zezinho, localizada na Rua Venezuela (Vila São José), todas as terças e quintas-feiras das 9h às 12h e 14h às 17h. A Prefeitura está trabalhando para levar o projeto para um espaço maior próximo à Vila dos Afetos.