Projeto com atividades para gestantes é desenvolvido nos PSFs

De maio a agosto, os PSFs dos bairros Triângulo, Cidade Nova, Moreira César, Araretama, Castolira, Maricá, Vale das Acácias, Santa Cecília, Campinas, Cidade Jardim e Vila Verde receberam o “Maternar, Cantar e Brincar”. O projeto trabalhou com gestantes, mães com crianças de colo, educadoras e enfermeiras, convidando-as a partilhar lembranças de infância, cantar cantigas de ninar e participar de brincadeiras características do período.
Além do público-alvo, quem estivesse pela unidade e quisesse interagir com o momento também era convidado. Com o objetivo de valorizar a cultura das crianças, as atividades relembram antigos costumes que são importantes para o desenvolvimento da primeira infância e da maternidade, além de promoverem a reflexão sobre a situação da criança na atualidade.
“Foram encontros onde pudemos refletir sobre a importância da primeira infância, do encontro com nossa cultura brasileira, nossas cantigas de roda e acalantos e, sobretudo, caminhar numa direção oposta ao consumismo exagerado que impera no universo infantil”, afirma Fabiana Fonseca, arte-educadora que coordena o projeto.
Ainda segundo ela, o Maternar incentiva o resgate das brincadeiras tradicionais da infância, a construção de brinquedos simples e a valorização da relação entre pais e filhos, através do “brincar” como uma experiência fundamental para o desenvolvimento do ser humano.
Fabiana é atriz, arte-educadora e contadora de histórias, participou de festivais de teatro internacionais, e atualmente trabalha em parceria com o Departamento de Cultura em projetos voltados a maternidade e a infância, como a “Contação de Histórias”, que faz parte da grade de eventos do Bosque da Princesa. “Sinto que o cuidado e a atenção com a primeira infância podem ser o melhor caminho para criarmos seres humanos melhores”, afirma.

  • O projeto trabalhou com gestantes, mães com crianças de colo, educadoras e enfermeiras