Projeto combina artes visuais, dança e circo com ambientes naturais na região

Imagine um projeto que combina as artes de vídeo, fotografia, dança e circo, com técnicas específicas em espaços verticais e aéreos de ambientes naturais, como rochas e árvores. O público poderá conferir este diálogo artístico no projeto “Arranjos para chão, pedra e voos”, que resultou no trabalho de videodança e na sequência fotográfica na cidade de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira. A realização é do Coletivo Invertido, com direção da bailarina e pesquisadora Claudia Millás.

“Arranjos para chão, pedra e voos” é uma continuidade da pesquisa realizada pelo Coletivo Invertido acerca das possibilidades de criação nos espaços vertical e aéreo. “A partir da necessidade de sair do centro urbano e trabalhar diretamente com os elementos da natureza, utilizou-se a região montanhosa de São Bento do Sapucaí para criação de um videodança e uma sequência fotográfica, que desafiavam o grupo ao diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas envolvidas”, destaca Claudia Millás.

Segundo ela, “a vontade estava em integrar-se com o ambiente, em busca de novos olhares e (re)significações e compartilhar os produtos gerados com o público da zona rural e da periferia das cidades envolvidas a fim de descentralizar o acesso à arte”.

O Coletivo Invertido foi criado em 2013 por Claudia Millás e é formado por artistas circenses, bailarinos, atores, músicos, fotógrafos e videógrafos. O grupo conta desde sua origem com a criação da instalação coreográfica “Ao Vestir Vertigens”, do espetáculo-intervenção “De Olhos Fechados”, e agora com um videodança e uma sequência fotográfica.
O lançamento acontece no sábado (17), no Teatro Garagem Fuscalhaço, a partir das 20h.

Imagens: Divulgação
  • “De cima consigo pensar melhor, ver o mundo de outra maneira”