Projeto “Construindo Música” chega a escolas municipais da cidade

Na próxima quarta-feira (7), das 18h30 às 21h30, a Escola Municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães será a primeira unidade pindense a receber o segundo módulo de formação para educadores no projeto “Construindo Música”. Esta é uma iniciativa da Novelis em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a “Evoluir – Educação Transformadora”, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.
O programa que iniciou, no semestre passado, suas atividades anuais no município de Pindamonhangaba, contará nessa nova etapa com sessões de capacitação de educadores. Os participantes serão treinados para trabalhar com suas turmas e promover atividades que contribuem com o desenvolvimento integral das crianças, por meio da musicalização com aplicação de atividades lúdicas em ambiente escolar.
A partir dos conhecimentos adquiridos nestes encontros, os profissionais de educação poderão incentivar seus alunos a aprender conceitos e práticas musicais, por meio de instrumentos feitos com materiais do cotidiano, reaproveitados e reciclados, e com o próprio corpo, por meio da percussão corporal. Além disso, o projeto busca potencializar a educação formal, criando atmosfera favorável ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional, a partir de práticas que podem ser compartilhadas com seus pais e comunidades.
Também na quarta (7) e na quinta-feira (8), os educadores receberão o treinamento. Os funcionários são das escolas: Cmei Durvalino dos Santos, Cmei Isabel Pereira, EM Prof. Jairo Monteiro, EM Prof. Manoel César Ribeiro, Cmei Caic / Caic – anexo, Cmei João Fleury Filho, EM Anibal Ferreira Lima, Cmei Profª Ruth Dóris Lemos, CMEI Josefina Cembranelli Schmidt, CmeiI Marli Lemes de Moura Camargo e EM Ayrton Senna da Silva.
Além destes encontros, os educadores da “Evoluir – Educação Transformadora” realizam visitas às escolas para oferecer orientação pedagógica e apoiar os educadores na aplicação das atividades em sala de aula e acompanhamento em momentos de aplicação das técnicas educacionais que envolvem música e o reaproveitamento de materiais considerados descartáveis.

  • Iniciativa pretende estimular a inserção da música nas atividades pedagógicas das escolas