Projeto ‘Construindo Música’ volta a Pindamonhangaba em formato online

O projeto Construindo Música está de volta a Pindamonhangaba para formar professores da rede pública e estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil por meio da música. A iniciativa une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida, criativa e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e não-convencionais, o que contribui com a criatividade, coordenação motora, expressão oral e corporal, capacidade de concentração, raciocínio lógico e, ainda, estimula a interação social. Adaptado para o formato online, por conta da quarentena, o Construindo Música é um projeto incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba.
O projeto é dividido em etapas, sendo que, nesse momento, os educadores estão recebendo os primeiros módulos do curso de formação e, nos próximos dias, terá início o acompanhamento técnico-pedagógico, que funcionará como um reforço à formação continuada dos educadores, apoiando-os, também, na elaboração de atividades para as crianças durante o período de quarentena. Ao todo, 12 escolas da rede pública de Pindamonhangaba participam do projeto, envolvendo 42 educadores e beneficiando um potencial de, aproximadamente 800 crianças. Os encontros de formação funcionam, também, como uma oportunidade para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, e trazem diversas atividades práticas para orientar a sua replicação junto aos estudantes.
A equipe que conduz o projeto na cidade conta com uma coordenadora pedagógica, consultores, diretora musical e músicos-educadores, que têm experiência infantil, musical e com construção de instrumentos musicais. Todos os participantes receberam um kit de materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresenta todo o projeto pedagógico, além de livros e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo. Em 2019, o projeto formou, diretamente, 44 educadores, impactando, indiretamente, mais de 600 profissionais da educação, na cidade. Foram distribuídos 50 guias do educador, 44 kits de instrumentos musicais e contabilizadas mais de 800 horas de oficinas.