‘Projeto Cuidar – Cuidando de Quem Cuida’ promove 3º encontro para servidores da Saúde

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, tem promovido encontros para o Aprimoramento das Técnicas de Atendimento e Melhoria dos Processos Internos, destinados aos servidores da pasta. Nesta segunda-feira, 23, aconteceu o terceiro encontro, no Senac Pindamonhangaba, das 8 às 11 horas. A ação faz parte do Projeto Cuidar – Cuidando de Quem Cuida, que visa resgatar a paixão vocacional do profissional da saúde pública, elevando a excelência sua performance psicológica, emocional, profissional e pessoal, despertando a importância da prevenção da saúde emocional, fortalecendo o psicológico e o afetivo.

Outros sete encontros acontecerão nas próximas semanas, e todos realizados pelo palestrante Dr. Wellington Bega. Ele é psicanalista e impulsionador comportamental, e tem estimulado a programação mental para a quebra de comportamentos negativos, como controle, perfeccionismo e comentários negativos.

A assessora de serviço técnico, Fernanda Borges, contou que as pessoas estão se surpreendendo com essa ação da Secretaria de Saúde. Ela participou do terceiro encontro, mas já chegou com boas expectativas, pois seus colegas de trabalho, que já haviam participado dos primeiros encontros, estão bem motivados no local em que trabalham, com outro ânimo e outro olhar para todos ao seu redor.

Eu achei muito legal a abordagem do palestrante, pois tratou a todos de igual para igual, sem distinção de hierarquia. Além de ter sido muito didático, ele teve muita sensibilidade ao trazer os assuntos em questão”.

Para Fernanda, essa é uma ótima iniciativa da pasta, uma vez que isso impacta as pessoas de uma maneira muito positiva. “Eu me senti cuidada na palestra, que eu importo, e que meu trabalho é importante. Aprendi a olhar para as pessoas com um pouco mais de empatia. Não é fácil aplicar os conceitos que ele falou, mas isso já tirou um pouco daquela couraça dura que a gente está acostumado a colocar para trabalhar”.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, “o servidor, quando motivado e bem cuidado, reflete isso no ambiente de trabalho, melhorando seu desempenho e suas relações interpessoais, gerando assim, um efeito positivo em toda rede de Saúde do município”.

  • Divulgação Outros sete encontros acontecerão nas próximas semanas