Projeto educacional “Trilhos Pedagógicos” completa um ano

Colaborou com o
texto: Victor Gobbo

Nasceu, em setembro de 2017, o programa “Trilhos Pedagógicos: História e Cidadania”. O projeto visa levar o conhecimento sobre a história da ferrovia Estrada de Ferro Campos do Jordão e sua influência regional aos alunos da Rede Municipal de Ensino, bem como percepções sobre o meio ambiente e os meios de transportes através de uma visita à estação ferroviária, a um parque às margens do rio Piracuama e uma viagem em trens quase centenários. Em um ano de projeto, quase duas mil crianças aprenderam as histórias da nossa cidade por meio do passeio.
Três são os eixos que dão sustentação ao projeto: história regional, meio ambiente e meio de transporte. A partir desse tripé, o projeto visa desenvolver ações educativas em conjunto que sensibilizem os alunos da rede pública à história e importância da Estrada de Ferro Campos do Jordão para a história do Vale do Paraíba, para a importância do transporte regional e para o meio ambiente, com grande influência para o turismo e para o dia a dia da população usuária de seus serviços.
Busca-se assim aproximar a importante história da Estrada de Ferro das futuras gerações da cidade, de forma que elas continuem a reconhecer e valorizar essa história. De acordo com o secretário de Educação, o professor Júlio Valle, além disso, o objetivo que este material busca atingir consiste em resgatar elementos particulares da história da nossa cidade e de nossa região – o que é fundamental para garantirmos que nossas crianças sintam a relação de pertencimento com a cidade e também para que possam perceber que a história nacional, que é objeto de estudo em nossas escolas, passa necessariamente pela história dos municípios.
Toda quarta e sexta-feira do ano letivo, duas turmas da Rede Municipal fazem o passeio que vai do Centro de Memória da Estrada de Ferro até o Reino das Águas Claras, onde passam um período e conhecem as belezas naturais e as estátuas dos personagens de Monteiro Lobato.
“Ficamos muito contentes por proporcionar isso às crianças da nossa cidade. Afinal, ao falar sobre humanização, acredito que nosso prefeito também se refere ao respeito e ao carinho que cada um de nós tem com nossa história e com nossa cidade, reconhecendo-nos como herdeiros de um legado de muito valor”, afirmou o secretário. “Resgatar e estimular esse carinho e esse respeito tem sido constantemente foco de nossas ações e o projeto ‘Trilhos Pedagógicos’ revela exatamente isso”, completou.
A partir deste mês, todos os alunos que participarem do projeto receberão um material paradidático próprio da iniciativa para aprofundar as experiências e os aprendizados. O “Trilhos Pedagógicos” é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Direção da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

  • Estrada de Ferro Campos do Jordão é o foco e o cenário do aprendizado
  • Passeio mescla educação, turismo, cultura e entretenimento
  • Empreendimento sociocultural incentiva resgate histórico do Vale do Paraíba
  • O projeto visa levar o conhecimento sobre a ferrovia regional
  • Quase duas mil crianças já participaram da iniciativa