Projeto “O papel que transforma” conscientiza crianças sobre reciclagem

Os alunos e os professores da Escola Municipal Professor Paulo Freire estão desenvolvendo o Projeto de Responsabilidade Social: “O papel que transforma”. E uma das ações planejadas foi a oficina de papel que aconteceu nos dias 23 e 25 de agosto.
Durante a oficina, os alunos aprenderam a reutilizar papel e papelão na criação de máscaras e esculturas. A partir dos modelos apresentados, os alunos desenvolveram novas peças.
O objetivo é conscientizar as crianças sobre o uso excessivo do papel e a necessidade da utilização de maneira mais responsável e sustentável.
Para auxiliar as crianças, a escola convidou o ex-aluno Thiago de Souza Campos, hoje artista plástico pela Faculdade Santa Cecília, para ministrar momentos de magia e de descontração. “Thiago estudou aqui em nossa unidade entre os anos de 2000 e 2005. Desde pequeno demonstrava habilidade com papel, ele fazia esculturas apenas com sulfite e cola. Hoje é um orgulho pessoal recebê-lo em nossa escola”, afirma a professora Esther Alves da Silva.
O projeto também se preocupa com o descarte do papel, o que leva as turmas a recolherem diariamente os papéis que sobram durante as atividades, com o objetivo de encaminhar para a reciclagem.
Entre as ações planejadas será desenvolvido este ano desfile de moda, feira de troca de livros e feira de troca de brinquedos produzidos com materiais recicláveis.
“A animação com o projeto continua e é confirmada no rosto de cada criança preocupada com o meio ambiente. Eu gostaria de agradecer o Thiago, pela parceria com a nossa escola”, acrescenta a professora Fabíola Queiroz.

  • Alunos durante oficinas de criação com papel