Projeto “Ópera na Escola” visita cidade na próxima semana

Apresentações da ópera “Bastião e Bastiana” acontecerão em duas unidades educacionais

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

A sétima edição da iniciativa “Ópera na Escola” terá uma passagem por Pindamonhangaba neste mês. Com o objetivo de disseminar a música clássica para comunidades que não têm acesso a esse gênero musical, o projeto fará exibições do musical “Bastião e Bastiana” nas escolas municipais Prof. Lauro Vicente de Azevedo e Prof. Moacyr de Almeida, no dia 25 de agosto de 2018.
O projeto acontece em escolas públicas abertas aos fins de semana para eventos culturais, sendo opção de lazer das comunidades próximas. As apresentações acompanham o fornecimento de material pedagógico às instituições educacionais e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra exibida. Em 2018, a iniciativa traz a ópera “Bastião e Bastiana”, uma adaptação da famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.
“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos a fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explicou Mauricio Veloso, diretor cênico da produção e responsável pela tradução e adaptação da obra.
Com entrada gratuita, o “Ópera na Escola” visitará a EM Prof. Lauro Vicente de Azevedo, às 11 horas. A unidade de ensino está localizada na rua Antonio Carlos Correa de Macedo, 524 – Loteamento Cícero Prado. E, às 15 horas, estará na EM Prof. Moacyr de Almeida, situada na rua Engenheiro José Nicola Mutarelli, 192 – Bela Vista.

  • A cantora Raíssa Amaral e o cantor Ramon Mundin estão no elenco do espetáculo