Projeto “Pinda Inteligente” aumentará segurança na cidade

O projeto “Pinda Inteligente”, lançado na quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba, vai aumentar ainda mais a segurança física e patrimonial dos moradores da cidade.
Por meio do “Pinda Inteligente”, o COI – Centro de Operações Integradas – poderá receber e armazenar imagens cedidas por empresas que tenham câmeras de vigilância. As novas imagens possibilitarão maior abrangência do sistema de vídeo monitoramento do município que, atualmente, conta com 16 câmeras instaladas pela Prefeitura.
O lançamento do projeto contou com a presença do prefeito Isael Domingues, autoridades civis e militares do município, além de representantes do comércio e indústria locais.
“Nossa gestão tem como uma de suas principais metas garantir a segurança do cidadão, por isso, criamos a Secretaria de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, o COI, retornamos com a Atividade Delegada, capacitamos e equipamos a Guarda Municipal, inclusive com mais viaturas, entre outras ações, e agora com o ‘Pinda Inteligente’. Lembrando sempre da importante parceria com a Polícia Militar em todas as nossas ações”, lembrou o prefeito.
O evento contou também com a presença do coordenador Operacional do 5º Batalhão de Polícia Militar do interior, Major PM Marcos Antonio de Oliveira, que parabenizou a Prefeitura de Pindamonhangaba pela iniciativa do Pinda Inteligente e garantiu a continuidade do apoio e da parceria da PM para as ações de segurança na cidade.
Participaram, ainda, da cerimônia o comandante da 11ª Cia de Engenharia de Combate Leve, Major Vicente da Silva Costa; a comandante da PM de Pindamonhangaba, Capitão PM Lucimeire Jerônimo; o chefe do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José dos Campos, Capitão PM Fernando Edson Mendes; e demais autoridades.
O secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana, explicou que qualquer empresa ou associação poderão ceder imagens ao município, o que resultará em mais segurança nas ruas de Pindamonhangaba. “Entre os requisitos para a cessão das imagens, estão os equipamentos de acordo com as normas do edital publicado e o armazenamento das imagens em um sistema de nuvem. As imagens liberadas terão o mesmo sigilo que existe hoje com as câmaras da Prefeitura e serão monitoradas pelos agentes de segurança e pela Polícia Militar”, informou o secretário. “Nossa intenção é, futuramente, compartilhar essas imagens dentro do Sistema Detecta, que é o sistema inteligente de monitoramento implantado pelo governo do Estado de São Paulo, aumentando ainda mais a segurança da cidade e região”, completou.
Já está no site oficial da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br) o edital para as empresas que quiserem participar do chamamento público para oferecer o armazenamento em nuvem e equipamentos, bem como os requisitos para a participação daqueles que desejem compartilhar suas imagens com o COI.

  • Por meio do COI, “Pinda Inteligente” pode receber imagens cedidas por empresas que tenham sistema de câmeras