Projeto “Poéticas Híbridas” reúne diferentes linguagens artísticas em torno do tema Serra da Mantiqueira

Grupo de artistas de Pindamonhangaba de diferentes áreas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove projeto artístico virtual. Fotografia, música e artes visuais estão interligados no processo de criação coletiva sobre a Serra da Mantiqueira.
A proposta do projeto “Poéticas Híbridas” é fazer uma troca entre essas linguagens artísticas para desenvolver uma ou várias obras. Beto Salgado, organizador do projeto, explica que o tema Serra da Mantiqueira foi escolhido pela proximidade no dia a dia dos moradores da região. “Pensamos na Serra da Mantiqueira pois ela é muito presente na vida das pessoas que moram no Vale do Paraíba, e acaba sendo um elo entre diversas culturas, comunidades, histórias e artes, o que caberia como uma luva no conceito de hibridismo”, destaca.
Como o projeto valoriza o processo de criação, o intercâmbio de linguagens artísticas é valorizado. “É muito comum as pessoas verem apenas a obra finalizada em uma exposição, poucas são as chances das pessoas acompanharem o processo criativo de um artista, os acertos e falhas, os rascunhos e mudanças até a finalização. Tudo isso faz parte do processo e é extremamente importante”, ressalta.
Os participantes dos encontros podem conhecer e acompanhar o trabalho artístico de artistas de diversos campos de atuação. “Um projeto como o Poéticas Híbridas é uma oportunidade única de viajar pela cabeça de diversos artistas e entender esse processo que não segue uma linearidade e visualizar uma obra finalizada com todas as suas histórias”, destaca Beto Salgado.
Para a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna, o projeto facilita a troca de experiências entre artistas da cidade. “O projeto Poéticas Híbridas é um intercâmbio de linguagens artísticas, a partir do encontro de fazedores de cultura de variadas áreas e estudantes, proporcionando a troca de experiências, vivências e conhecimentos. Este é um dos 20 projetos aprovados no Edital Linguagens Artísticas FMAPC/ Lei Aldir Blanc, que proporcionou a promoção e a realização de projetos que muito contribuirão para o desenvolvimento cultural do município”, afirma Rebeca.
A primeira live do projeto aconteceu dia 28 de janeiro com o assunto “processo criativo”. Ao todo, serão 11 encontros online abertos. Beto diz que todas as pessoas que gostam de arte, sejam artistas ou apenas admiradores irão se identificar com a proposta.
Os encontros acontecem às sextas feiras às 19h30 e as lives são feitas pelo facebook “Poéticas Híbridas”.

  • A primeira live do projeto “Poéticas Híbridas aconteceu dia 28 de janeiro tendo como assunto “processo criativo”. No total, estão previstos 11 encontros online abertos - Créditos da imagem: Reprodução Internet