Projeto “Qual é o seu valor?” resgata essência de jovens em Pindamonhangaba

Comunidade católica realiza ações de educação e evangelização gratuitamente nas escolas estaduais

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Foi há mais de uma década que brotou no coração de Maurício Ferreira dos Santos, morador de Pindamonhangaba, o desejo de fundar uma comunidade católica dedicada ao amor. Inspirada no evangelho e no testemunho de alguns santos, reconhecidos pela igreja católica, assim nasceu em 2007 a Comunidade Católica Alicerce, ainda tímida e com alguns participantes.
Hoje, são poucos que a não a conhecem, em Pindamonhangaba, e facilmente há quem relate suas experiências relacionadas à comunidade, seja pelos retiros ou pelos encontros que os missionários consagrados participam. Atualmente, o Alicerce conta com o trabalho dos “missionários-vida” – termo utilizado para aqueles que se dedicam inteiramente à obra evangelizadora – Ângelo Salgado, Amanda Barbosa da Costa, Bruna Ferreira, Daiane Claro e Karina Ribeiro, há também os “missionários-aliança” – aqueles que se dedicam parcialmente às ações evangelizadoras – Anselmo José, Mariana Costa, Ângela Costa, Emily Jane, Marcos Aurélio Silveira e Gabriela Mussolin.
Mas, há três anos a perspectiva e moldes de evangelização e trabalho missionário foram alterados conforme a necessidade da juventude atual, assim foi idealizado o projeto “Qual é o seu valor?” que tem o objetivo de incentivar a essência e os sonhos dos alunos da Rede Estadual de Ensino. É o que explica a jovem missionária, Bruna Ferreira, “o projeto teve início com a mudança de uns jovens que participavam de um grupo que tínhamos na época. Logo coordenador da escola, desses jovens, ficou sabendo do grupo que mantínhamos na nossa comunidade, e então nos chamaram para desenvolver uma missão com os alunos na ‘Escola da Família’, aos domingos. No entanto, ou’ro diretor, Luís Gustavo, da escola Ísis Castro, no Ipê II, ficou sabendo do nosso trabalho, e, nos convidou para fazer realizar o projeto lá. Porém, a escola exigia um projeto continuado, e, a partir do carisma da comunidade (resgatar o valor do ser humano segundo a imagem do Criador) junto às necessidades dos alunos, nasceu a iniciativa”.
No momento, o “Qual é o seu valor?” é realizado em oito escolas em diferentes bairros como Morumbi, Ipê II, Vale das Acácias, Araretama, Beta, Santa Cecília, Crispim e Feital. Ela destaca que a mudança é perceptível no olhar dos jovens, e, também na forma como eles acolhem cada reflexão, por meio das conversas individuais em que eles mesmos propõem, em que se se sentem confortáveis em contar suas histórias de vida.
“É muito gratificante todo o processo, a preparação dos encontros, e, os desafios que encontramos. O que me motiva é olhar para os alunos e perceber que hoje a comunidade pode ser uma possibilidade deles fazerem uma experiência com o amor de Deus, a fim deles conseguirem descobrir quem eles são, e, encontrarem um sentido para suas vidas”, enfatiza Bruna.
Acerca dos planos futuros, ela é bastante otimista e tem planos de expandir os trabalhos realizados com o intuito de que mais pessoas possam conhecer o carisma, além de estimular que mais jovens possam ser quem é em sua essência. Ela fala, ainda, que os responsáveis por unidades escolares interessados no projeto podem entrar em contato pelo telefone (12) 3645-2121, a partir de janeiro do próximo ano.

  • Créditos: Divulgação
  • Com linguagem adapada ao público jovem, inicitiva leva amor e cidadania - Créditos: Divulgação
  • Recebem as atividades bairros como Araretama, Crispim, Feital, Ipê II e Santa Cecília - Créditos: Divulgação
  • Projeto é realizado em oitos escolas estaduais do município - Créditos: Divulgação