“Projeto Saberes do Vale” valoriza tradição do Vale do Paraíba

Quatro filmes documentários e uma exposição virtual serão lançados no próximo fim de semana;
em novembro a exposição ação chega a Pinda.

Com o objetivo de reunir, documentar, preservar e divulgar saberes e fazeres da região do Vale do Paraíba, nasceu o “Projeto Saberes do Vale: Cultura e Educação no Vale do Paraíba”. Quatro documentários serão exibidos em quatro cidades da região para a população local.
A estreia oficial será realizada em São José dos Campos na terça-feira (31) e contará com a presença de prefeituras das cidades do Vale do Paraíba e personagens que participaram do projeto.
Em novembro, o projeto percorrerá os municípios da região, chegando a Pindamonhangaba no dia 17. Haverá a exibição dos documentários, às 19h30, na Praça do Quartel (praça Padre João Faria Fialho, s/nº), com entrada franca para todo o público.
Além dos documentários, a exposição virtual do projeto, disponível em www.saberesdovale.com.br, apresenta fotos, vídeos extras, making of do projeto, versões em PDF do Kit Educativo para download e outras atividades educativas, resultado dos conteúdos coletados na ampla pesquisa realizada. Os professores e demais visitantes podem acessar a exposição virtual e baixar o material e os vídeos.
“É de grande importância que este material chegue ao maior número de professores e escolas possíveis, pois ele valoriza a cultura da região e estimula a reflexão das crianças e adolescentes para um reconhecimento de sua história e identidade”, afirma Júlia Picchioni, da Tomara! Educação e Cultura, uma das idealizadoras e realizadoras do “Saberes do Vale”.
As escolas da rede pública de ensino dos municípios receberão kits educativos impressos, que incluem um DVD com os quatro documentários (Brincar, Comer, Criar e Morar); um material do professor, que apresenta orientações gerais para compartilhar os princípios e valores do “Projeto Saberes do Vale” e estimular a reflexão das aulas com estes conteúdos.
O projeto é patrocinado pela EDP São Paulo, distribuidora de energia na região, por meio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP.

  • Os temas abordados no projeto incluem construções de pau-a-pique, a produção de farinha de milho e mandioca e a feitura de paçocas, a fabricação artesanal de brinquedos e o próprio brincar, além das tradicionais figuras de barro da região