Projeto sustentável utiliza casca de arroz na construção civil

Um projeto na área da construção civil, utiliza a casca do arroz como matéria principal para placas de acabamento. Desenvolvido pelo aluno Luiz Fernando Vargas, graduando do curso de Administração, e pelo professor do Unifatea, Rosinei Batista, a iniciativa garante uma inovação sustentável e ecológica. Esse projeto foi desenvolvido com uma empresa da cidade de Canas-SP, que possui 50% de dependência econômica da cultura do arroz.
O processo garante a valorização do resíduo, já que a casca de arroz, como matéria-prima, traz muitos benefícios. “Há a possibilidade de utilizar 100% da produção do arroz. Como a cidade é dependente do agronegócio, haverá valorização da sua economia. Ainda haverá o uso responsável e sustentável de um material renovável, substituindo um material finito, como o gesso”, declara o aluno Luiz Fernando Vargas.
O processo funciona da seguinte maneira: primeiro faz-se a coleta da casca de arroz que, em seguida, é levada para o moinho, no qual é triturada. Após esse momento, ela é peneirada, depois misturada com o gesso em diferentes proporções e colocada em formas. Adiciona-se a água e aguarda por um tempo até secar. Então é só desenformá-la e utilizá-la. De acordo com o professor Rosinei Batista, o projeto não interfere no tempo da construção, já que um dos objetivos do trabalho é aplicar o produto final no acabamento e não na construção da obra. O seu maior benefício está na redução da água e do gesso, consequentemente, diminuindo o impacto ambiental.
O projeto torna-se viável por reduzir a quantidade de gesso usado para criar as placas de acabamento e decoração. “A redução do custo não está na obra em si, mas sim, no acabamento do projeto arquitetônico”, declara o professor.

  • Processo permite o aproveitamento de 100% da produção do arroz