Projeto teatral “Medeia em Faces” é retomado por meio do edital Proac Expresso

Depois do ano marcante como foi o de 2019 para o projeto “Medeia em Faces”, no qual conquistou importantes premiações no Festival Estudantil de Mogi das Cruzes e no Festival de Teatro de Itapevi, a iniciativa retoma as atividades neste início de 2021 ao ser contemplada no edital do Proac Expresso (Estadual), por meio da Lei Aldir Blanc. O espetáculo é encenado pelos atores da CIA de Teatro Variante, do Instituto IA3.ORG (Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem), com sede em Pindamonhangaba – cidade localizada na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).
Após a primeira montagem do texto – que é uma adaptação livre da tragédia grega de Eurípides (431 a.C.) –, conduzida pelo dramaturgo Alberto Marcondes Santiago, em 2012, o projeto foi retomado no ano de 2018, já apoiado pelo Instituto IA3.ORG dentro do projeto Atores Sociais – iniciativa da instituição que envolve crianças e adolescentes no desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia. Dentro do PROAC Expresso, serão realizadas 6 apresentações com transmissões online ao longo do mês de abril (veja a programação: https://www.sympla.com.br/produtor/ciadeteatrovariante).
“Neste momento, a Medeia passa talvez pela sua maior transformação desde seu início. O Grupo está estudando de forma minuciosa e desenvolvendo as habilidades e conhecimentos pilares do teatro, como o corpo, a voz e a interpretação”, afirma Wesley Peterson da Silva, de Dramaturgia e Direção do espetáculo. “O público pode esperar algo emocionante, tocante e transformador.”

Mais sobre o espetáculo e o projeto

O “Medeia em Faces” nasceu do sonho do ator Mauro Morais, de Pindamonhangaba (SP), que para sua realização inicial contou com a adesão de artistas militantes da cultura na região. Valendo-se da estética trágica, a adaptação do espetáculo pretende promover o efeito de temor e compaixão por meio da leitura de um mundo de idealização do amor das mães pelos seus filhos, e da negação dos comportamentos e sentimentos humanos em seu cotidiano.
Com a proposta de contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, o Instituto IA3.ORG decidiu se basear cenicamente no mito Medeia na tragédia grega de Eurípides (431 a.C.). Para a criação, foi imprescindível a compreensão do papel da mulher na sociedade grega da época, até a sua atual situação, traçando assim um roteiro que estivesse presente nessas duas mulheres: a Medeia de 431 a.C e a Medeia dos tempos atuais – amor, traição, mutações psicológicas, morte, maternidade, reações e inquietudes próprias da alma humana permeiam a mulher de ontem e de hoje.
A partir de estudos de fatos reais e fictícios, a obra foi criada colaborativamente entre os participantes do projeto, com supervisão de Alberto Santiago. A proposta dialoga com adultos, mas também com adolescentes ao optar por linguagem coloquial, porém inovadora, que unido à configuração intimista da ambientação, aproxima o espectador da experiência do mito, favorecendo suas reflexões sobre temas importantes na contemporaneidade, como o respeito da integridade humana e a ebulição emocional descontrolada.
“Meu contato com Medeia se deu ainda no ano de 2019, em estudos sobre tragédia grega quando comecei, aos poucos, explorar e conhecer a força tanto desse universo quanto da própria personagem”, afirma a atriz Natália Mendrot de Godoi, da Cia de Teatro Variante. “Hoje, poder retomar o contato com o texto de Eurípides me proporcionou uma nova oportunidade não só de colocar em prática o que havia aprendido, mas, principalmente, de aprender e explorar ainda mais, juntamente com um novo núcleo de artistas, as questões sociais e filosóficas que a Medeia traz.”

Sinopse do espetáculo

“Medeia em Faces” traz de forma íntima o mito, até hoje recorrente em nossa sociedade, que desafia o tempo ao aproximar a mulher grega da mulher contemporânea provocando o paradoxo da razão versos emoção no público, ao julgar essa amante que oscila entre o mito e o humano. Ela é a bruxa, a mãe e a dona de casa, um ser passional que usa todo o seu conhecimento para dar à Jasão, seu marido, o poder desejado e, em retribuição, é traída por ele. Sem família, sem rumo, ultrajada vai às últimas consequências, do amor incondicional à ira irreversível, ao assassinato dos seus filhos que ela tanto ama.

  • A peça é encenada por atores da CIA de Teatro Variante, do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • O espetáculo “Medeia em Faces” se baseia na tragédia grega de Eurípides (431 a.C.) Créditos da imagem: Divulgação