ProUni pré-seleciona 141 alunos de Pinda

O MEC – Ministério de Educação e Cultura – divulgou a primeira lista de pré-selecionados do ProUni (Programa Universidade para Todos) no Vale do Paraíba, terão que confirmar o interesse na vaga até 10 de julho. Dos cerca de 560 candidatos, pré-selecionados, 141 são de Pindamonhangaba, segunda cidade da região com mais alunos escolhidos, abaixo apenas de São José dos Campos
Os estudantes terão que comparecer à instituição de ensino para a qual foram selecionados e apresentar os documentos que comprovem as informações contidas na ficha de inscrição.
A lista da primeira chamada foi divulgada na última segunda-feira e pode ser acessada na página do programa (siteprouni.mec.gov.br).
O resultado da segunda chamada será disponibilizado em 16 de julho. Nos dias 30 e 31 de julho, aqueles que não foram selecionados poderão participar da lista de espera, cujo resultado será divulgado em 2 de agosto.
Os candidatos podem baixar o aplicativo do ProUni, disponível na Google Play e na App Store, para acompanhar o calendário do processo seletivo.
O programa oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Ao todo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições do país. As bolsas são para o segundo semestre deste ano.
No Vale do Paraíba, o Ministério da Educação pré-selecionou 648 candidatos, sendo 492 para bolsas integrais e 156 parciais (50% do valor). São oferecidas bolsas para 71 cursos, sendo 519 delas para aulas presenciais e 129 de cursos a distância.
Os cursos com maior número de vagas na região são Pedagogia (56), Administração (46), Engenharia de Produção (37), Educação Física (31) e Enfermagem (29).
Mas há também vagas em cursos tradicionais, como Engenharia Civil (15), Direito (8) e Medicina (6), e opções para faculdades de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas (17), Ciências da Computação (10) e Rede de Computadores (9).
Podem participar da seleção para o Prouni, estudantes formados no Ensino Médio da rede pública ou particular na condição de bolsistas integrais da própria escola, alunos com deficiência e professores da rede pública de ensino.

  • Estudantes pré-selecionados na primeira chamada pelo MEC terão que confirmar interesse na vaga até 10 de julho