Qual o seu talento? – Artesanato na praça

Artesãos de Pinda mostram técnica, talento e criatividade na confecção de suas peça
Bonecas de pano. Pano de prato. Tapetes. Quadros. Decoupage. Caixas de MDF. Potes e portas-tudo. São porta-chaves; porta-guardanapos e porta-retratos, entre outros. A diversidade é grande. Geralmente, eles são confeccionados a partir de madeiras, vidros, plásticos, papel, alumínio e panos. Materiais, que muitas vezes, iriam para o lixo.
Com isso, reforçamos a importância dos artesãos, que também desenvolvem um papel social e ambiental. Além da matéria-prima, eles usam técnica, talento e consciência ambiental ao reutilizar materiais que são descartados, em grande parte das vezes, até em locais inapropriados.
Dentro deste cenário, estão os artesãos da praça Monsenhor Marcondes – Praça da Cascata –, em Pindamonhangaba. “Para mim, é uma terapia fazer peças artesanais. Tudo começou quando meu esposo tinha sofrido um acidente e eu precisei ficar ao lado dele. Como estava um pouco ociosa e também ansiosa, comecei pintando umas caixinhas, fazendo umas flores, e hoje, até meu esposo faz peças também”, conta Maria Aparecida Monteiro, a dona Cida.
Ao lado dela, está Judith, Patrícia, Sônia e tantos outros artesãos que produzem peças decorativas e utilitárias, contribuindo para a geração de renda e para a sustentabilidade e reciclagem de materiais. Atualmente, cerca de 15 profissionais levam suas peças na praça todo sábado, das 8 às 13 horas (ou conforme o movimento).
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Maria Vieira Domingues, “é importante que os artesãos tenham um espaço para divulgar sua arte, tanto para moradores quanto para os visitantes do município. Além disso, a produção e a comercialização de artesanatos manuais traz não só valor econômico, mas também cultural e social, pois gera integração e fortalece as tradições. É preciso valorizar essa prática”, disse.
De acordo com o coordenador de eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, várias atividades estão sendo preparadas para aumentar a divulgação e a apreciação deste importante trabalho.

“Estar na praça é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e também de conhecer e apreciar o talento dos nossos colegas. Quem não conhece o local, venha! Sempre tem coisas novas por aqui.” 
Cida Monteiro Artesã

Imagens: Jucélia Batista
  • Artesãos expõem sua arte na praça Monsenhor Marcondes - Praça da Cascata - todos os sábados
  • Artesãs Cida, Luciane e Sônia apresentam sua arte
  • Grupo de artesãos apresenta seus trabalhos aos sábados em barracas montadas na Praça da Cascata, no centro da cidade