Qual o tipo de voluntário você é?

Existem diversos tipos de pessoas e não seria diferente com relação as pessoas que se dispõe a serem voluntários. Vamos desnudar algumas dessas personas de voluntários.

Temos o Tímido, que pode ser muito talentoso, mas poucos vão saber disso, pois ele se esconde em seu casulo e pouco fala. Indo para uma organização social, provavelmente será levado, provavelmente ficará retraído e terá pouca interação. Este voluntário, assim como todos, mas em especial este, deve passar por um treinamento aprofundado para começar a perder um pouco da timidez e socializar com os colegas de trabalho.

Tem o famoso Sem Tempo, quase nunca pode participar das ações, pois tem sempre uma tarefa para ser concluída, fora do horário de trabalho também tem sempre afazeres. Para este voluntário, tarefas pontuais ou remotas podem ajudá-lo a se interessar, pois não terá sua rotina atrapalhada com frequência. Ações que possam envolver a sua família, também ajuda bastante.

O Proativo, é um voluntário quase perfeito, pois é organizado, é líder e sempre toma a dianteira para realizar as tarefas. Para este voluntário, nem sempre é bom oferecer pacotes fechados de ações, pois ele fará mudanças.

As vezes se confunde com o tímido, mas na verdade ele é inseguro, não sabe se vai conseguir trabalhar com o publico atendido na ação, ou se será capaz de fazer determinado trabalho, se vai conseguir chegar ao local e outros tipos de incertezas que passam na cabeça deste voluntário.

E o voluntário que chora ao ver uma criança em uma instituição, um cachorro na rua, um idoso vagando pela rua, uma propaganda de margarina, tudo é motivo para choro, este é o voluntário Emoção. Não tem nada de errado em ser emotivo, mas tem que adequar suas qualidades para as ações mais especificas que corra menos risco deste voluntario ter que ser retirado da ação por tanta emoção a ponto de não se controlar. E para encerrar nosso leque de personas, temos o voluntario atleta, aquele que gosta de uma competição, adora ganhar, está sempre de olho para ver o desempenho dos colegas, acompanha todas as notícias para ser o primeiro a se inscrever, até ajuda aos menos empenhados a também se esforçar. Mas sempre é bom ficar de olho para ver se esta competição não deixará o grupo estressado.

Depois deste cardápio de possibilidades, me conta qual é o seu tipo? Será que existem outros?
Existem. O voluntário VOVO, aquele que sempre quando perguntado se ele vai na ação, ele responde: VOVO, mas nunca aparece.

O voluntário Flash. Está em todas as fotos, mas nunca ninguém viu ele nas ações. Tem o turista, aquele que vai nas ações, mas vive viajando.