Quando é o dia de doar tempo?

Dia 29 de novembro vem se consagrando mundialmente como o dia de Doar. No Brasil não é diferente, graças ao trabalho brilhante da ABCR este dia vem crescendo em campanhas e em numero de doações, muito importante para a manutenção das OSC’s de todo o país.

Neste mesmo dia, até se fala da doação de tempo, não com a mesma enfase da doação de recursos materiais, o que entendo pela origem da campanha e a necessidade das organizações.

Mais uma vez quero aqui enfatizar a importancia deste dia e do trabalho de cosncientização, pois é isto que fica durante todo o restante do ano, a consciencia da importancia de doar e contribuir para causas belissimas que tornam nossa sociedade um pouco melhor dia-a-dia.

Mas aqui quero chamar a atenção para nossa causa, não que seja uma causa separada, pois na minha concepção tudo tem que andar junto, para o crescimento de nossa sociedade e de nosso país, mas o voluntariado, apesar de ter dois dias a serem comemorados durante o ano, 28 de agosto, dia nacional e 05 de dezembro, dia internacional, ainda carece do dia de voluntariar.

Pode parecer um preciosismo ou querer bota mais um dia no caléndario já tão cheio de efemérides, mas é só realmente para chamar a atenção para a causa maior, nossas organizaçãoes precisam de voluntários, mas elas precisam se preparar para te-los, voluntários precisam se preparar para se-lo, então em uma dessas datas trasnformar como sendo o dia de voluntariar, apesar que da mesma forma do doar, tem que ser uma atitude cotidiana.

Para isso acontecer tanto o doar, como voluntariar em que se tornar uma cultura e cultura, quem faz é a sociedade, não adianta falar: isso não é cultural em nosso país. Pode não ser mas quem faz ser ou não somos nós, a sociedade civil organizada que pensa e age em prol de um mundo melhor.
Simples? Não. Não é simples criar uma cultura em um país continental como o nosso, mas possivel, com paciencia e insistencia, tenho certeza que conseguimos.

  • Arquivo pessoal