História : Quando Jânio Quadros falou ao povo de Moreira Cesar e Coruputuba

Advogado, professor, letrólogo, líder político conhecido pelo carisma, austeridade e polêmicas causadas pelas suas decisões, Jânio da Silva Quadros foi prefeito e governador de São Paulo nos anos 50. Em 1960, ano em que fora eleito o 22º presidente do Brasil, uma das cidades em quais esteve foi Pindamonhangaba.

O jornal Tribuna do Norte, edição de 4/9/1960, divulgou a visita, destacando que o primeiro contato que o então “candidato das forças oposicionistas ao governo da República” havia feito com Pindamonhangaba fora falando ao povo de Moreira Cesar.

Jânio falou aos
operários da Cícero Prado

Era ainda o tempo dos trens da Central (Estrada de Ferro Central do Brasil) e o ilustre visitante, que devia estar voltando a São Paulo, parou primeiro em Moreira Cesar e, como publicou a Tribuna
“A seguir sua excelência parou em Coruputuba falando aos operários que superlotavam a praça da estação. É digno de especial registro o modo como Coruputuba se preparou para recepcionar Jânio Quadros”.

As atividades da Cia. Cicero Prado teriam sido encerradas “…a fim de que os seus operários pudessem chegar até a estação que dista da fábrica perto de três quilômetros. E pode se dizer que Coruputuba inteira deslocou-se para as magens da Central a fim de ouvir e aplaudir aquele que representa a esperança do povo brasileiro”.

Ressalta a matéria da Tribuna que contara mais de três mil o número de pessoas presentes para recepcionar o ilustre visitante, que enquanto aguardavam sua chegada “…puderam ouvir as palavras magníficas e eloquentes do senador Padre Calazans e do deputado Araripe Serpa os quais bem fizeram ver aos trabalhadores a importância da causa defendida pelos que querem um melhor destino para o Brasil.”

Prossegue o redator, “Jânio Quadros, da plataforma do Expresso da Vitória, falou comovido aos trabalhadores de Coruputuba, agradecendo-lhes a majestosa manifestação de confiança. Nesta cidade era incalculável a multidão que aguardava o candidato. Jânio Quadros, sob intenso aplauso, falou ao povo pindamonhangabense, dizendo de sua disposição de reformar os métodos administrativos deste país”.

O futuro presidente exaltou ainda “…às gloriosas tradições de Pindamonhangaba, a bravura de seu povo, e sua disposição para ir à luta pela vida, principalmente no setor rural”.

É oportuno relembrar aqui que o prefeito de Pindamonhangaba, na época, professor Manoel Cesar Ribeiro, na ocasião em seu segundo mandato à frente da prefeitura, foi responsável pelo grande desenvolvimento e produtividade da zona rural de Pindamonhangaba.
Manoel Ribeiro enquanto administrador do município é lembrado pela sua preocupação em estruturar o caminho que levava a produção rural à cidade. Em levar melhores condições ao homem do campo. Atualmente a “capital da Reciclagem”, Pindamonhangaba já foi também conhecida como “capital agrícola do Vale”. Neste sentido não poderia ter sido melhor, além da grata lembrança do povo do distrito, o mimo que Jânio levara desta “Cidade Princesa”, conforme revelou a Tribuna concluindo a matéria:
“Ao final de sua oração Jânio Quadros recebeu do Manoel Ribeiro, prefeito municipal, uma enxadinha de ouro, símbolo da Capital Agrícola do Vale e distinção conferida àqueles que realmente trabalham em benefício do homem do campo e da agricultura”.

  • Estações ferroviárias do Estado de São Paulo. A estação de Moreira Cesar foi a primeira a receber Jânio Quadros
  • Estações ferroviárias do Estado de São Paulo. Ilustração da antiga estação (Estrada de Ferro Central do Brasil) de Coruputuba
  • Reprodução Gibanet/Economia – Ig. Prefeito e governador de São Paulo nos anos 1950, Jânio foi o 22.º presidente do Brasil e governou de 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou