Quando tudo isso passar, o Turisnight vai voltar

Pindamonhangaba tem diversos atrativos turísticos, para públicos de todas as idades. Um dos atrativos que vêm atraindo mais turistas é o Turisnight, um city tour noturno, gratuito, pelas ruas da cidade, sempre integrado à visita de algum local turístico da cidade. O projeto está parado, devido a pandemia do coronavírus, mas assim que for autorizado pelo Governo do Estado o retorno às atividades turísticas, o Turisnight vai voltar.
O projeto é oferecido pelo Departamento de Turismo, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura e tem início com uma visita, de dentro do ônibus, pelos locais históricos do centro da cidade, com explicação do guia turístico Fábio Vieira. Após a explanação e participação dos turistas, o grupo segue para algum local que possa ser visitado à noite. Por isso, preferencialmente, os grupos são formados mensalmente e os passeios são nas noites de lua cheia. Fazenda Nova Gokula e Pico do Itapeva foram alguns dos locais que já receberam o Turisnight, proporcionando uma experiência diferente ao visitante, já que ele pode ter um outro ponto de vista em um passeio noturno, como ouvir melhor os sons da natureza, por exemplo.
“Gostei muito do turisnight. Pudemos conhecer nossa cidade em outro aspecto”, disse o participante Márcio Renato. “Quem disse que no escuro não se enxerga nada precisa visitar aquele lugar mágico, que é a Nova Gokula. Com certeza Pinda tem outros lugares assim também. Valeu a experiência”, afirmou.
O principal, de acordo com o idealizador Fábio Vieira, é ver o centro de Pindamonhangaba com outros olhos. E, para isso, o guia Fábio tem muitas histórias para contar. “Nosso city tour é mesclado com histórias dos prédios e locais da cidade integrando o tempo do império às décadas de 60, 70 e 80 por exemplo. Por meio das histórias dos prédios, formamos a história de Pinda, sempre como um bate-papo, com a participação do turista, que acrescenta muito ao nosso repertório”, explicou Fábio. “Nossa intenção é manter viva a história de Pindamonhangaba, transmitindo para as próximas gerações a importância que nossa cidade teve e ainda tem, para que eles tenham tanto orgulho de Pinda quanto nós, que pesquisamos os fatos históricos a fundo, temos”, destacou.
O sucesso é tanto que o Projeto Turisnight foi habilitado para o Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, promovido pelo Ministério do Turismo. Dentre os 422 projetos inscritos, de todo o país, o Turisnight ficou entre os 40 em sua categoria “Marketing e Comercialização do Turismo”. Para se ter uma ideia, os finalistas desta categoria foram: Beto Carrero World – Nova Área Temática Hot Wheels; Projeto Visit Salvador da Bahia, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador; e Cataratas do Iguaçu.

 

  • O passeio ao Pico do Itapeva durante a noite é uma experiência única oferecida pelo “Turisnight” - Créditos da imagem: Divulgação
  • Um dos pontos de visita do city tour é a Fazenda Nova Gokula, aos pés da Serra da Mantiqueira - Créditos da imagem: Divulgação
  • Interrompido devido à pandemia do coronavírus, o Turisnight - um city tour noturno, gratuito, pelas ruas da cidade - apenas aguarda autorização para retornar às atividades - Créditos da imagem: Divulgação