Quatorze alunos de Pinda conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática

Treze estudantes da Rede Estadual e um aluno de escola privada foram medalhistas. Um professor da cidade também foi premiado

Entre os medalhistas da edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 13 são alunos das escolas estaduais de Pindamonhangaba e um de escola privada. O quadro da cidade somou seis medalhas de prata e oito de bronze, sendo uma do aluno da escola particular. O professor Paulo Eduardo Alves de Melo da Rede Estadual local também está entre os premiados.
Além das medalhas, os vencedores têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). E para estudantes medalhistas que pretendem cursar o Ensino Superior também é oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).
Por meio do programa, alunos podem participar de estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação. Em ambas as modalidades, os alunos contemplados recebem um auxílio financeiro, com uma bolsa mensal do CNPq.
No Vale do Paraíba, ao todo, 41 estudantes de escolas públicas conquistaram medalhas na competição. Ainda no Vale do Paraíba, cinco professores e duas escolas também foram reconhecidos pelo seu trabalho e desempenho.
Dentro da premiação os professores são homenageados com diplomas e livros, já a escolas recebem kits com material didático.
Vários estudantes de Pindamonhangaba receberam menções honrosas na Olimpíada de Matemática.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Na edição deste ano mais de dois milhões de alunos de escolas estaduais e escolas técnicas (Etecs) de São Paulo estavam inscritos para a primeira fase.

  • Treze estudantes da Rede Estadual e um aluno de escola privada foram medalhistas. Um professor da cidade também foi premiado na competição
  • OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil