Editorial : Quatorze décadas de história

Às vésperas de completar 140 anos de idade, o Jornal Tribuna do Norte, em parceria com o departamento de Comunicação da Prefeitura e com a secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu início à exposição “Caminhada Secular” – que expõe 14 capas de diversas edições desse centenário veículo de comunicação.

Fundado no dia 11 de junho de 1882, pelo jurista, político e poeta Dr. João Marcondes de Moura Romeiro, o Jornal Tribuna do Norte divulga ações dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além de matérias sobre diversas temáticas como educação, esportes, cultura; saúde, turismo, entre outras, há quase 140 anos.

Para celebrar as 14 décadas de existência, a Fundação Dr. João Romeiro – mantenedora do jornal – está realizando uma série de ações de difusão cultural e científica, entre elas um ‘Concurso Cultural de Redação e de Desenho’; a produção de vídeodocumentário e a exposição.

Simbolicamente, os 14 servidores envolvidos nos ofícios do jornal escolheram 14 Capas de edições que têm para si um significado peculiar e, representam as 14 décadas de atividade desse secular canal de informação. Para a escolha, eles levaram em consideração seus trabalhos de diagramação; de escrita; de fotografia; além do valor histórico e emocional que cada uma dessas edições traz para eles.

Além disso, o jornal também ganhou um selo comemorativo – que está presente em todas as edições desde o dia 1º de junho – e seguirá estampando as capas da Tribuna até o dia 30 de junho deste ano.

Todas as ações são pequenas diante da grandiosidade desse jornal secular que tanto tem a contar sobre a história de seu povo e sobre o povo de um lugar!