“Quebrando o Tabu” debate desafios e conquistas da sociedade atual

A Escola Estadual Professor Antônio Apparecido Falcão de Pindamonhangaba realizou o evento “Quebrando o Tabu”, em novembro. Palestras, atividades teatrais e musicais, apresentações dos trabalhos dos alunos da escola e de grupos culturais da região evidenciaram temas como: preconceito; intolerância religiosa; xenofobia; racismo; exclusão da pessoa com deficiência; desrespeito ao idoso; desigualdade de gênero e social; além dos problemas da sociedade contemporânea: ‘Fake News’ e o ‘Bullying.

“Semana da conscientização sobre preconceitos”

Com o tema “Quebrando o Tabu”, que fez acontecer e transformar o espaço da sociedade escolar, a ação ocorreu de segunda a sexta-feira, e abordou as conquistas e os desafios das pessoas no olhar diferente sobre a diversidade.
O objetivo principal da iniciativa foi “inspirar e conectar pessoas aos conhecimentos que fomentam o preconceito na região, levando os participantes a uma reflexão a partir de casos reais de diferenças existentes entre homens e mulheres, negros e brancos, jovens e idosos, brasileiros e estrangeiros, ricos e pobres, e outros exemplos, que fazem a diferença onde estão”.
No primeiro dia de evento, a escola recebeu o grupo de organizadores da “Batalha da Bíblia” – que promoveu uma batalha de conhecimento, onde os participantes, através de RAP, discursavam sobre os temas que seriam debatidos dentro do projeto. Em referência ao dia da “Consciência Negra” – 20 de novembro –, houve um espaço para debate e apresentação dos trabalhos dos alunos sobre “Racismo e Desigualdade Social”, além de apresentações, do grupo ‘Abada Capoeira’, e da Artista Márcia, com esquete sobre Carolina de Jesus. No dia 21, representantes de religiosidades de cinco vertentes diferentes compuseram uma mesa para discussão de temas como xenofobia e intolerância religiosa, entre outros.
O evento contou ainda com palestras, apresentações teatrais e musicais e com a participação do grupo de Taubaté: ‘Coletivo de Teatro Contramão’, com o espetáculo “O mito de Sísifo”.
O “Quebrando o Tabu” é um projeto idealizado pelo professor de Sociologia da própria escola em que ocorreu o evento, Wagner, e está em sua terceira edição.

  • Evento tem por objetivo principal fortalecer e disseminar a cultura real e sem preconceitos na cidade e no País