Queijos de Pinda ganham destaque após títulos em “Festival Mundial”

Aiandra Alves Mariano
Queijos produzidos em Pindamonhangaba estão fazendo história. Uma família de produtores de queijos artesanais da cidade participou do “1º Festival Mundial de Queijos do Brasil”, em Araxá (MG), em agosto e voltou para casa com quatro medalhas na bagagem. Os laticínios feitos no bairro Pinhão Malacaxeta, na zona rural da cidade, se destacaram entre cerca de 1.000 queijos produzidos em sete países diferentes.
Os queijos “Malacaxeta”, “Borbinha”, “Pinda” e “Canário”, da Queijaria Bolderini, desbancaram queijeiros de renome internacional e conquistaram medalhas de ouro, prata e dois bronzes, respectivamente.
Quinta geração de produtores de queijo, o casal Felipe e Talita Bolderini faz queijos frescos, curados e manteiga no sítio da família. A matéria-prima vem de vacas Girolando criadas no pasto da propriedade.
Em 2018, Felipe e Talita decidiram voltar para suas origens, deixando para trás a carreira na área industrial. Iniciaram a pequena produção artesanal de queijos, que já fazia parte da tradição de seus avós. “Fazíamos queijo para consumo da família, mas decidi me especializar, fizemos diversos cursos, reformamos a propriedade e iniciamos a produção dos queijos”, conta Felipe.
Desde então, eles, que agora contam também com a ajuda da irmã de Felipe, Mariana, produzem e vendem seus queijos na região e na capital do Estado. “Não temos meios de produzir em larga escala, então investimos tudo para fazer queijos diferenciados, artesanais e que agreguem valor pelo sabor especial”, explicou Felipe.
Os títulos no ‘Mundial’ surpreenderam até os produtores. “Claro que tínhamos a esperança de conquistar alguma coisa, mas nossas expectativas foram superadas porque levamos cinco produtos e quatro foram premiados. Isso para nós, representa que estamos no caminho certo, porque começamos o negócio há pouco mais de um ano e já alcançamos resultados tão positivos”, destacou Talita.
Organizado pela Sertãobras, com o apoio da Guilde das Fromagers – associação de origem francesa que reúne mais de 6 mil profissionais queijeiros no mundo todo -, o “Festival Mundial de Queijos do Brasil” teve 953 queijos inscritos de sete países, que foram colocados lado a lado, sem distinção de origem ou tecnologia. Destes, foram selecionados 239, entre nacionais e estrangeiros, e concedidas 20 medalhas Super Ouro, 35 Ouro, 72 Prata e 112 Bronze.
Além das medalhas no Mundial, outro queijo Bolderini, o Grana Fideli, conquistou a medalha de bronze no “5º Prêmio Queijo Brasil”, maior premiação brasileira de queijos artesanais, que aconteceu em setembro, em Santa Catarina.
Para saber mais sobre a Queijaria Bolderini, visite o Instagran @queijaria_bolderini ou entre em contato pelo whatsapp (12)99776-0045.

Conheça os queijos premiados:

Queijo Malacaxeta:
Possui sabor suave, amanteigado e com maturação mínima de 30 dias.

Queijo Borbinha:
Queijo autoral da Queijaria Bolderini. Extra cremoso, com sabor levemente ácido, marcante e com mofo natural na casca.

Queijo Pinda:
Queijo com casca lavada em cachaça artesanal envelhecida em carvalho, com maturação de 30 dias.

Queijo Canário:
Queijo com maturação de 30 dias, com banhos regulares de urucum. Com casca alaranjada, como os canários, e por dentro leve tom amarelado e sabor suave

Grana Fideli:
Queijo feito a partir de técnicas italianas com sabor acentuado e textura granulada. Maturação mínima de 6 meses.