Editorial : Queimada é fogo!

O horizonte cinza denuncia. É tempo de queimadas. Qualquer fagulha pode atuar sobre a vegetação ressecada pela falta de chuvas. Os focos de incêndio podem ter origens naturais. Porém, a maioria dos casos tem origem humana e, em áreas urbanas, começam próximos a habitações.

Além de ser um crime ambiental, provocar queimadas traz sérios riscos à saúde da população e pode, ainda, provocar incêndios de grandes proporções.

Enquanto a prefeitura alerta que provocar queimada é crime ambiental, nós preparamos algumas dicas para que você não seja um causador de incêndios.

Evite jogar bitucas de cigarro no chão
O ideal é que você pare de fumar, mas, se continuar, evite jogar bitucas de cigarro acesas no chão. Procure locais específicos de descarte do resto de cigarro, como coletores espalhados pela cidade. Ou simplesmente jogue-os apagados em uma lata de lixo.

Não solte balões
Soltar balões é crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais. A pena para quem comete esse crime é de um a três anos de detenção, além disso há uma multa. Balões são um dos principais motivos para enormes incêndios florestais, e põem em risco a vida de centenas de pessoas se caírem em áreas urbanas, onde podem interromper até mesmo o fornecimento de energia elétrica por danificarem fios.

Evite queimar móveis ou lixo
Para se desfazer de lixo, muitas pessoas preferem queimá-lo a descartá-lo da forma correta com o auxílio de limpeza urbana. Não faça isso. Descarte o lixo de forma correta.

Capine a área perto de sua casa
Se você mora em áreas com alta vegetação próxima a sua casa, diminua o risco de queimadas capinando faixas de terra próximas a sua propriedade. O risco de queimadas é maior em propriedades cercadas com vegetação bruta, sem qualquer contenção.

Molhe faixas de terra seca
Sempre que puder, molhe faixas de terra e grama que estiverem secas próximas de sua residência. Dessa forma, é possível diminuir as chances de alguma faísca começar um incêndio de grandes proporções em áreas urbanas ou de preservação.

O que fazer em caso de queimadas
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros através do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo! Afaste-se imediatamente e espere o auxílio chegar.