Radares entram em teste junto ao Inmetro; e operação tem previsão para início em 15 de julho

Confira os pontos que receberão radares, velocidade definida será de 40 ou 50 km/h conforme trafegabilidade de cada ponto

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba comunica a população e motoristas do município que os radares de fiscalização eletrônica de velocidade iniciarão nos próximos dias o período de testagem e certificação junto ao Inmetro.

Após esse período de teste, os equipamentos têm previsão para início da operação da fiscalização eletrônica a partir do dia 15 de julho, quando deverão entrar oficialmente em atividade. Segundo o Departamento de Trânsito, os estudos para definição da velocidade de cada ponto foram finalizados e os espaços já estão sinalizados com as placas indicativas da velocidade permitida, conforme as normas e técnicas de mobilidade urbana.

Todos os espaços públicos que terão a operação de radar estão identificados com a sinalização do limite de velocidade e aviso de fiscalização eletrônica e, nos próximos dias, a Prefeitura iniciará a campanha de divulgação com faixas nas proximidades do espaço.

Limite 40m/h
• Anel Viário – Rua Japão – Parque da Nações
• Anel Viário – altura condomínio MRV após Rotatória João do Pulo
• Anel Viário – Rua Sebastião Vieira Machado – ao lado Village Paineiras
• Rua Alcides Ramos Nogueira – em frente ao Shopping Center
• Av. José Adhemar César Ribeiro – Avenida do Zito em Moreira César
Limite 50km/h
• Rua Dr. Fontes Júnior – próximo a Padaria Bandeira – Alto Cardoso
• Anel Viário – Av. Geraldo J. R. Alckmin – próximo ao Parque da Cidade
• Rua Suíça – em frente ao bairro Carangola

Pindamonhangaba conta atualmente com 110 mil veículos que circulam em 1.700 ruas e avenidas com mais de 60 km de ciclovia ou ciclofaixa. Com o crescimento urbanização e verticalização de moradias, diversas áreas apresentam conflitos que acabam não sendo contornados com instrumentos de conscientização, implantação de sinalização, semaforização ou redutores de velocidade. “Dessa forma, para preservar vidas, o município avalia a necessidade de implantar radares para disciplinar a velocidade em espaços de maior incidência de acidentes”, afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.

Um dos pontos críticos apontado em levantamento da Prefeitura é o Anel Viário, que irá receber a maioria dos radares, todos com limite de 40 km/h. “Embora ao passar pelo radar o limite seja de 40km/h, é importante o motorista observar por exemplo, que antes de um deles, em frente ao condomínio MRV, onde a circulação de pedestre é maior, o limite é 30 para aumentar a probabilidade de sobrevivência em casos de acidentes”, explicou o secretário adjunto José França Vidal.

Avançar sinal Vermelho – Outra situação monitorada pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura é o risco de acidente em alguns pontos, onde a incidência de motorista avançar sinal vermelho é maior. Essa situação foi detectada no início da Rua São João Bosco, em frente ao Posto Guerrero/Casa Pia e também no novo semáforo de acesso ao Tenda no Anel Viário.

Para evitar essa situação contumaz, foi instalado um sistema nos semáforos para identificar a infração.

Infelizmente a imprudência humana coloca em risco a vida no trânsito e precisamos dar uma resposta para não termos outras vidas ceifadas. Os motoristas que respeitam as leis de trânsito e são prudentes não precisam se preocupar, a penalidade será para punir quem não respeita a lei”, concluiu o secretário Fabrício.

  • Divulgação