Radares para fiscalização do controle de velocidade ainda não entraram em operação

Equipamentos estão sendo instalados e passarão por testes; Prefeitura fará ampla campanha de divulgação quando a fiscalização iniciar

Os novos radares para a fiscalização eletrônica de velocidade nas vias municipais de Pindamonhangaba ainda não estão em operação. Diante dos questionamentos nas redes sociais, a Prefeitura esclarece que os equipamentos estão em fase de implantação e a fiscalização eletrônica somente será iniciada após intensa campanha de comunicação.

Segundo o Departamento de Trânsito, ainda serão instaladas e regulamentadas as placas indicativas de velocidade das vias públicas para, em seguida, os equipamentos passarem por testes conforme as normas do Inmetro, o que deverá durar de 7 a 15 dias.

“Finalizado o período de testes é que iremos iniciar a campanha de comunicação para posteriormente começar o processo de fiscalização eletrônica. Entretanto, ressaltamos que essas vias já contam com limite de velocidade e é muito importante que os motoristas respeitem os limites para que tenhamos um trânsito mais humanizado”, afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.

Em março, a Prefeitura anunciou as novas ações de modernização da fiscalização eletrônica no trânsito do município. Dentre as grandes cidades do Vale do Paraíba, Pindamonhangaba é a única que não tem radar de controle de velocidade.

O objetivo é reduzir ainda mais os números de acidentes de trânsito, preservar vidas em seu sistema de tráfego e reduzir o impacto nos serviços de saúde, que têm seus leitos e profissionais ocupados no atendimento de acidentados e politraumatizados.

“Infelizmente perdemos algumas vidas pela imprudência humana e precisamos dar uma resposta para não termos outras vidas ceifadas. Os motoristas que respeitam as leis de trânsito e são prudentes não precisam se preocupar, a penalidade será para quem não respeita a lei e coloca a vida humana em risco”, concluiu o secretário Fabrício.

Pontos com novos radares

Segundo o Departamento de Trânsito, serão oito pontos que irão receber o radar de fiscalização eletrônica, entre eles alguns trechos do Anel Viário; rua Fontes Júnior (Alto Cardoso); rua Suíça (Carangola), dentre outros que ainda estão em levantamento.

Um dos pontos críticos apontado em levantamento da Prefeitura é o Anel Viário, no trecho próximo a portaria do Parque da Cidade, onde num período inferior a um ano tivemos dois acidentes envolvendo motocicleta e veículo, fazendo em cada ocorrência uma vítima fatal na faixa etária de 20 anos.