RAIS promove evento para entrega de certificados dos cursos deste ano

No dia 19 de novembro ocorreu no CEU das Artes, a celebração do Programa RAIS – Rede de Aprendizagem e Inovação em Sustentabilidade, que compõe o Pasa – Projeto a Sociedade do Amanhã. Ao fim do evento, houve a entrega de certificados de conclusão dos cursos da RAIS 2016.
Este ano, os cursos oferecidos foram “A Arte de Aprender: o papel do educador” e “Tecnologias Sustentáveis na escola e na comunidade: permacultura e agroecologia”. Em seu desenvolvimento, os cursos e fóruns apresentaram experiências relacionadas à educação, inovação e sustentabilidade, através de espaços permanente de integração, partilha de experiências e aprofundamento de estudos e práticas.
O evento, assim como toda proposta da RAIS, foi destinado a promover o diálogo entre diferentes setores e membros comunitários em prol de semear boas ações e ideais. Contou com o apoio da comunidade local, desde a organização até o envolvimento nas atividades.
A celebração marcou o último Fórum da RAIS desse ano. Passaram por lá cerca de 100 pessoas, entre essas, coordenadores e educadores da equipe Evoluir, representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba, membros da Rede RAIS e parceiros.
Para o representante da Secretaria de Educação da Prefeitura, não teria lugar melhor para acontecer a celebração da RAIS que o CEU das Artes. Afinal, como diz a responsável pelo local, “o projeto do CEU ganhou forma e inspiração a partir de um curso RAIS em 2015”.
Neste dia, os membros da Rede apresentaram seus projetos através de explanações verbais e expositivas, além de atividades para as crianças. Alguns dos temas expostos foram: práticas sustentáveis em escolas públicas; preservação e revitalização de espaços públicos e privados, como o Bosque da Princesa; tolerância étnica e religiosa; educação compartilhada; agroecologia; rede de mutirões e fortalecimento comunitário; entre outros. Ao todo, foram apresentados 32 projetos.
Para as crianças, foram realizadas atividades como pintura com geotinta (tinta de terra), produção de bombas de sementes que foram lançadas em uma área verde, produção de esculturas com argila e produção de minivasos de plantas suculentas.
Cada membro da rede ao longo do ano teve a oportunidade de fortalecer seu potencial individual e coletivo, reconhecendo estratégias e ferramentas que despertam a construção de um novo olhar sobre a prática educadora, capaz de favorecer ações e gestos de melhoria da qualidade de vida.
A RAIS tem como objetivo promover a formação continuada de educadores e demais atores sociais. Uma iniciativa da Novelis, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba, elaborada e desenvolvida pela Evoluir.

Imagens: Divulgação
  • Cursos oferecidos foram "A Arte de Aprender: o papel do educador" e "Tecnologias Sustentáveis na escola e na comunidade: permacultura e agroecologia"