Editorial : Reaquecimento da economia

O município de Pindamonhangaba fechou os cinco primeiros meses de 2022 gerando quase 800 novos empregos no mercado de trabalho.

Com este número, a cidade se mantém entre as que mais geram oportunidades de trabalho na região do Vale do Paraíba.

Os dados foram divulgados por meio de levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Caged (Cadastro Geral do Emprego), publicados nesta semana.

De acordo com essas informações, em maio, o município realizou 1.353 contratações e 1.129 demissões, gerando um saldo positivo de 224 novas vagas.

O setor de serviços alavancou os números com 136 novas oportunidades no mercado de trabalho, seguido do setor industrial com 107 vagas, comércio com 14 vagas e agronegócios com duas vagas. O setor da construção civil foi o destaque negativo (com redução de 35 vagas).

No acumulado do ano a geração de vagas está somando 731 novas oportunidades de emprego.

Considerando a variação média – que, segundo o Caged, é a forma mais justa de medir a geração de empregos, já que demonstra a evolução do total de carteiras assinadas em relação ao mês anterior –; Pindamonhangaba aparece bem colocada na região à frente de municípios de maior porte. Pinda fechou abril com 34.036 carteiras assinadas, passando para 34.260 em fevereiro, evoluindo 0,66%.

Neste contexto, Pindamonhangaba vem acompanhando a evolução crescente do Brasil e do Estado de São Paulo quanto ao reaquecimento de sua economia e com uma política de atração de novos investimentos, visando à queda do desemprego.

Para a prefeitura, além do destaque na indústria e no comércio, apoiar cada vez mais o terceiro setor e possibilitar abertura de pequenos negócios como salão de beleza; escritório de advocacia ou contabilidade ou ramo de alimentação, por exemplo, estão entre as ações para fomentar a economia local.